GRU Airport faz aniversário
20 de janeiro de 2014
Ao longo dos seus 29 anos, 381 milhões de passageiros passaram por Cumbica.
O Aeroporto Internacional André Franco Montoro de São Paulo, o GRU Airport, completou na segunda-feira, 20, 29 anos de fundação. Os seus números o consagram como o maior aeroportuário do Brasil: 381 milhões de passageiros já embarcaram e desembarcaram no Aeroporto e foram realizadas cerca de 4,374 milhões de pousos e decolagens até o final de 2013.
Há quase um ano, o Aeroporto é administrado pelo Consórcio formado pelo Grupo Invepar e pela operadora sul-africana ACSA, que venceu o leilão do governo federal, realizado em 2012.
A Concessionária pagou R$ 16,2 bilhões pela concessão e administrará o Aeroporto até 2032. Invepar e ACSA detêm 51% da administração do Aeroporto e a Infraero (que o administrou desde a fundação) fica com os outros 49%. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, 10%.
Modernização
A Concessionária iniciou um amplo projeto de modernização no Aeroporto até a Copa do Mundo. Até lá, serão investidos R$ 3 bilhões. Em 2013, já foi inaugurado o edifício garagem que aumentou em mais quatro mil vagas. Agora até maio, um mês antes da copa, o GRU Airpor inaugurará o seu novo Terminal 3 de passageiros. A área terá 192 mil metros quadrados, com capacidade para 12 milhões de passageiros ao ano e 34 posições para aeronaves.
Outros investimentos são a inauguração de hotéis cinco estrelas para passageiros em conexão, mais 22 pontes de embarque, a ampliação do pátio para mais 36 posições de aeronaves.
Viviane Barbosa, editora-chefe da Revista Embarque
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com