GRU Airport sobe colocação e é considerado o quarto mais pontual do mundo

Segundo a Concessionária, entre os motivos que justificam o empenho está o aumento no investimento de infraestrutura e tecnologia nas operações.

8 de janeiro de 2020

Pista do GRU Airport - foto: Valdir Lopes/Revista Embarque

Pesquisa internacional, publicada esta semana, apontou o Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, como o quarto mais pontual do mundo, entre os que realizam de 20 a 30 milhões de embarques de passageiros por ano. A pesquisa The Punctuality League, elaborada pela consultoria internacional OAG, avaliou 57,7 milhões de voos de aeroportos que embarcam a partir de 2,5 milhões pessoas, por ano. São considerados, ainda, 15 minutos de tolerância de atraso para cada voo.

A pesquisa classifica os complexos aeroportuários do mundo todo em cinco categorias – Pequeno (2,5 a 5 MM de passageiros), Médio (5 a 10 MM), Grande (10 a 20 MM), Muito Grande (20 a 30 MM) e Mega (acima de 30 MM de passageiros). Em cada clafissicação são estudados 20 aeroportos. Junto do GRU Airport, disputaram, no ano de 2019, Istanbul Sabina Gokcen, da Turquia, que conquistou o primeiro lugar com 83,42% de pontualidade, seguido dos aeroportos americanos de Mineápolis, na segunda posição e Detroit, na terceira. O último lugar ficou com o aeroporto suíço de Zurich, por garantir pontualidade a 71,87% de seus voos.

Entre os motivos que justificam o empenho da GRU Airport está o aumento no investimento de infraestrutura e tecnologia nas operações. “Vale lembrar a inauguração do Agile GRU, procedimento implantado em dezembro de 2018 para operacionalizar pousos e decolagens simultaneamente”, ressalta Miguel Dau, Diretor de Operações da GRU Airport.

Chamada de Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais (VMC), o projeto visou uma maior eficiência no gerenciamento do tráfego aéreo e otimização do trabalho dos controladores e tripulações que operam no aeroporto e contou com relevante apoio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, por meio do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), além das empresas aéreas e de handling e da torre de controle do aeroporto, gerenciada pela Infraero. “A sinergia que conseguimos foi ao encontro do protocolo mundial A-CDM [Airport Collaborative Decision-Making] sugerido ao setor e o resultado comprova a assertividade da GRU Airport ao ter adotado este estilo de gestão colaborativa”, diz Dau.

Em 2018, o GRU Airport ficou em 10º lugar em pontualidade na categoria “Muito Grande” no The Punctuality League. O ranking publicado no início de 2019 destacou o aeroporto russo Moscow Sheremetyevo em primeiro lugar, de Doha, em segundo, Minneapolis e Detroit, respectivamente na terceira e quarta colocação.

 

 

(Visited 155 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com