Inclusão marca Dia Internacional da Síndrome de Down

O tema visa conscientizar a importância da participação plena e efetiva na sociedade

Por: Redação da Revista Embarque com Agência Brasil - 21 de março de 2022

A importância da inclusão marca o Dia Mundial da Síndrome de Down celebrado nesta segunda-feira (21). Esse é o tema desse ano da organização Down Syndrome International (DSI), do Reino Unido.

Embora a Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência reze pela “Participação e inclusão plena e efetiva na sociedade”, na realidade é que as pessoas com síndrome de Down e outras deficiências hoje não se beneficiam de uma participação e inclusão plena e efetiva na sociedade. “Há muitas razões para isto. Uma delas é que há uma falta de entendimento acordado sobre o que é a inclusão e como são os sistemas inclusivos na prática”, informa comunicado da DSI.

Alteração genética

O Dia Mundial da Síndrome de Down  também visa a conscientizar a sociedade global sobre essa alteração genética que acomete uma em cada 700 crianças nascidas vivas no Brasil.

Em termos mundiais, a incidência estimada é de uma em mil nascidas vivos, o que sinaliza que, a cada ano, cerca de 3 mil a 5 mil crianças nascem com síndrome de Down. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indicam que cerca de 300 mil pessoas têm síndrome de Down no país. De modo geral, os portadores apresentam olhos amendoados, rosto arredondado, além de alguns problemas, como cardiopatia congênita e deficiência intelectual de gravidade variável.

A Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down (Fbasd), associada à Down Syndrome International, está exibindo em suas redes sociais, em alusão à data, lives (transmissões ao vivo na internet) e vídeos mostrando o que é inclusão no entendimento dos jovens com trissomia 21. Os vídeos foram feitos com portadores da síndrome no Brasil e na Espanha, por meio da Federação Iberoamericana de Síndrome de Down (Fiadown), com tradução para o português.

(Visited 131 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446