India lidera ranking mundial com maior número de mulheres pilotos
A pesquisa foi realizada com 20 empresas aéreas internacionais.
Por: Viviane Barbosa, editora da Revista Embarque - 23 de outubro de 2024

Estudo
Um estudo da Sociedade Internacional de Mulheres Pilotos de Linha Aérea, sigla em inglês ISA+21, mostra que as empresas aéreas precisam investir na contratação de mais mulheres como pilotos. Os homens representam grande parte das contratações de pilotos, segundo a pesquisa.
O nome do estudo é “How Major Airlines Are Measuring Up On Gender Equality in the Flight Deck”, em português: “Como as principais companhias aéreas estão avaliando a Igualdade de gênero na cabine de comando”.
Foram ouvidas 20 empresas áreas internacionais. As cincos companhias que possuem o maior número de mulheres pilotos são: Air Índia (12,7%), em seguida a irlandesa Aer Lingus (9,9%), a americana Hawaiian Airlines (9,3%), a americana United (7,7%) e a alemã Lufthansa (6,9%)
O estudo também mostrou que as mulheres pilotos representam somente 6% em média em comparação a outras profissões. As mulheres médicas são 44%, astronautas (33%), cientistas (29%) e engenheiras (21%).
Brasil
O estudo não apresentou informações da América Latina. Segundo a Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB), o setor da aviação tem apenas 2% de mulheres trabalhando como pilotos em linhas comerciais no país.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com