Universidade Federal Rural do Semi-árido divulga curso para pilotos

As inscrições encerraram no último dia 31 de maio.

Por: Viviane Barbosa, editora da Revista Embarque - 31 de maio de 2024

A Universidade Federal Rural do Semi-árido (Ufersa) irá realizar curso de extensão para piloto de aviação civil dentro do projeto Pilotos do Semiárido, uma das ações do Programa Asas para Todos, lançado em abril pelo Governo Federal.

Destinado a pessoas de baixa renda, o curso é gratuito e ofereceu 20 vagas, sendo 10 preferencialmente destinadas a mulheres. O objetivo é garantir a formação completa de pilotos comerciais de avião com foco na diversidade e inclusão. Assim, o projeto fortalece o ensino aeronáutico e democratiza o acesso à formação de piloto no País.

O curso será presencial e tem como meta formar os pilotos até a etapa de obtenção de licença de Piloto Comercial de Avião (PCM) e das habilitações Monomotor Terrestre (MNTE), Multimotor Terrestre (MLTE) e Voo por Instrumentos (IFRA). Além disso, a formação vai propiciar aos alunos o conhecimento técnico da língua inglesa, preparando-os para o Santos Dumont English Assessment (SDEA) .

Os candidatos às vagas estão isentos de taxas de inscrição e as matrículas para os selecionados também serão gratuitas. Os aprovados só terão que arcar com custos de estadia e alimentação e de deslocamento, pois o curso será ministrado em Mossoró (RN), município onde está a sede da Ufersa.

Na primeira etapa, serão pré-selecionados 200 candidatos, preferencialmente 100 homens e 100 mulheres. O projeto se incumbirá de pagar as taxas referentes ao exame teórico de Piloto Privado de Avião (PPR). Desses 200, serão selecionados 20: 10 mulheres e 10 homens. Outros 80 ficarão em cadastro reserva.

Faça sua inscrição

Para se inscrever, o candidato deve ser maior de 18 anos, estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), ser brasileiro, ter ensino superior completo ou estar em fase de conclusão (faltando no máximo dois períodos) e não possuir licença de piloto de avião. As inscrições serão feitas por meio de formulário eletrônico específico.

Todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo o edital, estão disponíveis nesse link: Fundação Guimarães Duque.

Asas para Todos

Lançado no dia 2 de abril, o programa é uma parceria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com o Ministério de Portos e Aeroportos e pretende transformar a aviação civil brasileira por meio da educação. Formado por três eixos (capacitação e formação, diversidade e inclusão e mulheres na aviação), o Asas para Todos propõe um grande pacto pela diversidade e inclusão social no setor aéreo.

O programa conta com a participação de empresas do setor aéreo, de universidades e institutos federais de educação e de órgãos do Governo Federal.

(Visited 138 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com