ITA suspende operações no país e deixa passageiros e funcionários inseguros

O informe do cancelamento dos voos aconteceu na noite de sexta-feira (17).

Por: Viviane Barbosa, Redação Revista Embarque - 18 de dezembro de 2021

O clima de indignação e insegurança marcou neste sábado (18) o primeiro dia sem voos nos aeroportos da empresa aérea ITA (Itapemirim Transportes Aéreos). A notícia da suspensão das operações da empresa nos aeroportos aconteceu na noite de sexta-feira (17) e pegou de surpresa os passageiros e os funcionários da companhia.

Em comunicado à imprensa, a ITA informou que está “intensificando a comunicação com os passageiros impactados pela suspensão temporária das operações da companhia”.

Ainda segundo o comunicado, a empresa disse que tomou essa decisão da “suspensão temporária”, por conta própria, e que irá acatar resolução 400 da ANAC (Agência Nacional da Aviação Civil) e fará uma reestruturação interna.

Porém no comunicado, a ITA não informa quais os motivos que a levaram a tomar essa decisão neste momento.

Na página da empresa do LinkedIn, os sentimentos se dividem: de um lado os  passageiros que reclamam da “falta de empatia” e “descaso” da empresa, que há menos de uma semana do Natal apenas informou um e-mail (falecomaita@voeita.com.br).

“Mandar um e-mail? Simplesmente revoltante! ITA Transportes Aéreos, vocês deveriam se envergonhar, além de frustrar o fim de ano de milhares de brasileiros que se programaram para viajar o único comunicado informado oficialmente pela Cia é envie um e-mail? “ disse um passageiro.

Já o outro lado estão os funcionários da companhia – aeroviários e aeronautas— que vivem momentos de insegurança. Após um período difícil da pandemia de COVID-19 que atingiu drasticamente o setor da aviação — quase sete mil postos de trabalho foram fechados — muitos trabalhadores conseguiram ser recolocados na ITA e agora estão com seus empregos ameaçados.

Mensagens (acima) de apoio estão circulando em grupos de trabalhadores da aviação. “Ainda não me caiu a ficha. Tanta dedicação a esse trabalho”, disse uma funcionária do Aeroporto de Guarulhos.

A situação continua tensa nos aeroportos e a qualquer momento comunicaremos novos desdobramentos.

 

Confira o comunicado da empresa:

O Grupo Itapemirim informa que intensificou na tarde deste sábado (18) a comunicação com os passageiros impactados pela suspensão temporária das operações da companhia.
Informamos que o serviço de atendimento telefônico pelo número 0800 723 2121 e pelo chat do site já foram reestabelecidos. O horário de atendimento é das 6h às 21h. Além disso, o passageiro pode enviar um e-mail para falecomaita@voeita.com.br com o nome completo e número do localizador de sua reserva para agilizar o seu atendimento.
 

Caso prefiram, os passageiros também podem solicitar o reembolso integral dos valores pagos diretamente no site da companhia. Para isso, basta seguir os seguintes passos:

  1. Clique em Meus Voos
  2. Faça o login com o seu usuário e senha
  3. Clique na opção Reemissão/Remarcação/Reembolso
  4. Selecione o seu ticket
  5. Selecione a opção Reembolso

A companhia segue trabalhando arduamente em conjunto com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para mitigar os efeitos causados aos passageiros pela suspensão temporária de suas operações. A ITA tem contado com o apoio das demais companhias aéreas para a reacomodação de passageiros impactados.

O Grupo Itapemirim também está utilizando a sua empresa transporte rodoviário, a Viação Itapemirim, como parte do plano de contingência para a reacomodação dos passageiros por via terrestre.
A prioridade para reacomodação em voos de outras companhias tem sido para passageiros que já estão fora de sua cidade de domicílio e precisam retornar para casa. Os demais passageiros com viagens de ida e volta, que se encontram em sua cidade de domicílio, serão atendidos prioritariamente com reembolso total dos valores pagos.

A companhia orienta os passageiros com viagens programadas a partir de hoje que não tentem realizar check-in online e não compareçam aos aeroportos antes de contatar a empresa aérea.
Mais uma vez, lamentamos os transtornos causados. A ITA reafirma seu compromisso de prestar toda assistência aos passageiros, conforme prevê a resolução 400 da ANAC. A companhia trabalha neste momento em sua reestruturação para a retomada de suas operações o mais breve possível.

(Visited 113 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446