Latam demite piloto preso sob acusação de liderar rede de exploração sexual infantil

A prisão foi efetuada pela Polícia Civil de São Paulo no Aeroporto de Congonhas.

Por: Redação da Revista Embarque - 13 de fevereiro de 2026

Foto: Polícia Civil-SP

A Latam Airlines oficializou o desligamento de Sergio Antônio Lopes, piloto detido na última segunda-feira (9) no Aeroporto de Congonhas. A prisão ocorreu dentro da aeronave que o profissional comandaria, durante a deflagração da Operação Apertem os Cintos pela Polícia Civil de São Paulo. Em nota oficial, a companhia aérea declarou que adota uma política de “tolerância zero” para atos que violem seu código de conduta e ética. A empresa informou ainda que permanece à disposição das autoridades para colaborar com as investigações em curso.

Segundo informações da Agência Brasil, as investigações iniciadas há três meses após a denúncia de uma vítima, revelaram que o acusado, de 60 anos, mantinha uma rede de exploração envolvendo crianças de 8 a 12 anos. Segundo a polícia, os crimes eram praticados há oito anos. O piloto cooptava as vítimas mediante pagamentos a familiares, incluindo mães e avós, com valores que oscilavam entre R$ 30 e R$ 100, além do custeio de aluguéis e doação de eletrodomésticos.

Além do piloto, a operação resultou na prisão de uma avó, suspeita de entregar três netas ao criminoso, e da mãe de uma outra criança envolvida no esquema. As vítimas eram levadas pelo acusado para motéis, onde ocorriam os abusos.

(Visited 139 times, 2 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com