LATAM transporta 200 casas modulares ao Rio Grande do Sul

Essa ação é coordenada pelos Ministérios dos Portos e Aeroportos e Relações Exteriores.

Por: Redação da Revista Embarque - 29 de maio de 2024

Imagem: Latam

Acaba de ser desembarcado no aeroporto de Guarulhos (São Paulo) o primeiro carregamento de 100 das 200 casas modulares doadas pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), com destino ao Rio Grande do Sul.

O primeiro carregamento de 16 toneladas foi transportado e desembarcado gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM na rota Bogotá-Santiago-Guarulhos, e agora seguirá por via terrestre até Porto Alegre.

A ACNUR é parceira do programa Avião Solidário da LATAM desde abril de 2022. O  transporte destas casas emergenciais para o Brasil é uma ação coordenada com o Ministério das Relações Exteriores e o Ministério dos Portos e Aeroportos. As casas modulares (Relief Housing Units) para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul são estruturas modulares móveis que se transformam em moradias temporárias emergenciais para prover uma melhor acolhida e mais privacidade às famílias abrigadas.

AVIÃO SOLIDÁRIO

Com mais esta ação, o programa Avião Solidário da LATAM já transportou gratuitamente para a região Sul do Brasil 142 toneladas de doações (cestas básicas, água, fraldas descartáveis, cobertores, entre outros itens) e 102 voluntários (médicos, enfermeiros, veterinários e bombeiros) desde 4 de maio de 2024. Os transportes humanitários da LATAM foram realizados tanto em voos comerciais da empresa para aeroportos da região quanto em voos especiais inéditos para a Base Aérea de Canoas (RS), inclusive com doações provenientes de países como Portugal e EUA.

Há 11 anos, o programa Avião Solidário da LATAM em conjunto com instituições parceiras já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a COVID-19 para todos os estados brasileiros.

Adicionalmente, a LATAM também tem atuado no transporte gratuito de doações coletadas pelos seus parceiros no Brasil durante a calamidade no Rio Grande do Sul: Movimento União BR, CVC, HUMUS e Fraport Fortaleza, contando ainda com parceria logística com o Governo do Estado de Santa Catarina para levar doações do aeroporto de Florianópolis ao Rio Grande do Sul.

CASAS MODULARES

As Unidades Habitacionais de Emergência (Relief Housing Units) possuem vida útil de até 5 anos. São estruturas sustentáveis usadas em várias operações da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) em todo o mundo. Cada unidade consiste em uma estrutura de aço leve, teto e divisórias de parede, portas e janelas, revestimento do piso, energia solar, iluminação LED e sistema de ancoragem. O projeto foi feito de forma colaborativa pela ACNUR, a empresa social Better Shelter e a IKEA Foundation com o objetivo de servir como espaços autônomos, sustentáveis e adaptáveis a diferentes contextos de emergência humanitária, com unidades presentes na América do Sul (como no caso da resposta humanitária do Governo Federal em Roraima), Europa, África e Oriente Médio. 

A casa modular é uma solução inovadora de abrigo resultante de um projeto colaborativo realizado pela Better Shelter e pela ACNUR, com o apoio da Fundação IKEA

(Crédito: ACNUR)

(Visited 136 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com