LATAM transporta mais de 5 toneladas de ajuda humanitária para povo Yanomami

Todos os transportes são realizados gratuitamente pelo programa Avião Solidário da companhia

31 de março de 2023

Mais de cinco toneladas de alimentos e equipamentos para suporte e atendimento do povo Yanomami no Brasil já foram transportadas gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM, em parceria com entidades do terceiro setor e Ministério da Saúde desde fevereiro até hoje. A iniciativa não terminou. Somente esta semana, foram desembarcados pela LATAM Cargo em Manaus (AM) mais 12 tendas enviadas sem custos de diferentes regiões do País, em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI).

Na prática, o Avião Solidário está conectado com a frente de Valor Compartilhado do grupo LATAM, para colocar à disposição da América do Sul toda a experiência logística e a conectividade da companhia em favor do transporte gratuito de pessoas, animais e cargas em emergências de Saúde, Meio Ambiente e Desastres Naturais. As solicitações de envios de materiais são realizadas pela SESAI por meio do Centro de Operações Emergenciais (COE – Yanomami), com base na Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional no Território Yanomami (ESPIN).

Os itens transportados gratuitamente no compartimento inferior das aeronaves de passageiros da LATAM têm como objetivo o enfrentamento da crise humanitária em Roraima e incluem diversos itens como equipamentos e barracas que são usados por médicos e profissionais da saúde para a realização de pronto-atendimento. No início de fevereiro deste ano, a companhia transportou gratuitamente na rota Guarulhos-Boa Vista, em parceria com o terceiro setor, mais de 15 mil refeições especiais compatíveis com a dieta yanomami, de acordo com a nota técnica do Ministério dos Povos Indígenas, além de filtros de água.

Todos os transportes são realizados gratuitamente pelo programa Avião Solidário da LATAM que, somente em 2023, já beneficiou diretamente no Brasil mais de 160 mil pessoas, embarcou 10 toneladas de cargas em emergências, concedeu 264 passagens aéreas às instituições sociais parceiras, transportou 13 animais resgatados e atuou diretamente em situações críticas como os terremotos da Turquia e Síria e os deslizamentos no litoral norte paulista.

Com mais de 10 anos de existência, o Avião Solidário já beneficiou mais de 140 milhões de pessoas no Brasil com o transporte gratuito de mais de 921 toneladas de cargas, 4,6 mil animais e 282 milhões de vacinas contra a Covid-19 para todos os estados brasileiros e o Distrito Federal. O volume de vacinas, aliás, equivale a mais de 70% do total de doses contra a Covid-19 embarcadas pelo setor aéreo dentro do País desde 2020.

(Visited 129 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com