LATAM troca o diesel por energia elétrica em operações de solo
A iniciativa fará a empresa deixar de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses
Por: Redação da Revista Embarque - 28 de junho de 2022
A LATAM anuncia que utilizará 100% de energia elétrica em operações de solo. Isso torna a empresa a primeira aérea do Brasil que não usará mais o diesel. A mudança começou a partir de terça-feira (28) no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, em menos 50% dos voos.
A empresa informa que, a partir de terça-feira (28), a operação de Ground Handling* de pelo (o equivalente a 10 voos diários atualmente) será totalmente realizada por equipamentos movidos a energia elétrica em vez de diesel de forma exclusiva.
A iniciativa fará a LATAM deixar de emitir 114 toneladas de CO2 nos próximos 12 meses no aeroporto mineiro. Esse volume corresponde ao consumo equivalente de CO2 dos equipamentos movidos a diesel usados para atender a sua operação hoje.
O projeto-piloto recebeu o investimento de mais de R$ 30 milhões e foi desenvolvido em parceria com Real Aviation e BH Airport. A ação está totalmente conectada com a renovada estratégia de Sustentabilidade do grupo LATAM, anunciada em 2021. No pilar de Mudanças Climáticas, o grupo tem como meta ser uma companhia 100% carbono neutro até 2050.
“Esse é um passo claro da LATAM para uma aviação mais sustentável. Já estamos tomando medidas concretas neste momento e nessa direção, para priorizar parceiros com soluções que contribuam para a redução da pegada de carbono. Nosso compromisso é seguir em frente para que possamos expandir essa e outras iniciativas para todos os aeroportos em que voamos”, afirma Jerome Cadier, CEO da LATAM Brasil.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com