Profissionais da aviação começam a ser vacinados contra COVID-19

A medida é resultado da pressão dos sindicatos das categorias

Por: Redação Revista Embarque - 1 de junho de 2021

Uma boa notícia para os trabalhadores e trabalhadoras  da aviação: a vacinação contra a COVID-19 dos aeroviários (funcionários das empresas aéreas que trabalham em solo), aeronautas (que trabalham em cabine – tripulantes) e os aeroportuários (que trabalham para Infraero e as concessionárias que administram os aeroportos) já começou. (foto: Vacinação dos aeroviários das empresas auxiliares em Guarulhos)

Essa conquista tão esperada para os trabalhadores é resultado da pressão dos sindicatos das categorias que conseguiram sensibilizar o Ministério da Saúde que no último dia 25 de maio incluiu as doses para as categorias, incluindo também os portuários, na 7ª edição do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a COVID-19.
Os profissionais foram incluídos de acordo com o Decreto nº 1.232/1962 e pela Lei nº 13.475/2017.
Para receber o imunizante, o funcionário precisa apresentar no dia da vacinação um documento que comprove a sua vinculação ativa como trabalhador. Serão aceitos comprovante de pagamento emitido nos últimos três meses, carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) com especificação da função, contrato de trabalho e declaração de vinculação ativa como trabalhador emitido pela empresa.
Segundo o Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA), cada município tem o próprio cronograma de vacinação. Em Belém, a imunização no aeroporto já começou. “É um grande alívio saber que, finalmente, profissionais da aviação civil serão imunizados. Porém, é importante lembrar que todas as medidas de segurança devem ser mantidas, como uso de máscaras e álcool em gel”, ressalta nota da entidade sindical.

Tripulantes e aeroportuários

Em nota, o SNA (Sindicato Nacional dos Aeronautas) informa que já foram iniciadas a vacinação dos tripulantes nos aeroportos de Congonhas (SP), Cumbica (Guarulhos-SP) e Viracopos (Campinas-SP), localizados no estado de São Paulo.

Com relação aos aeroportuários,  foram vacinados 2,1 mil profissionais do Aeroporto Internacional de Viracopos, segundo a prefeitura. O agendamento foi aberto na tarde de sexta e pode ser feito página da prefeitura ou pelo telefone 160. Entre segunda e quarta as imunizações serão no corredor do Edifício Garagem, das 7h às 19h.

A prefeitura informou que o governo de São Paulo direcionou 4,7 mil doses para os aeroportuários de Viracopos e, por isso, fez um reforço com 2,3 mil imunizantes para alcançar a quantidade necessária.

 

Confira as informações de vacinação dos profissionais da aviação

GUARULHOS

Vacinação no posto montado dentro do aeroporto Gru Airport (saguão do Terminal 1)

ESTENDIDA: até o dia 2/6 – Das 9h às 16h

Período de 28/5 a 2/6

Obs.: Liberada para todos maiores de 18 anos nesta terça

A partir de 2/6: continua a vacinação nas UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade.

Orientações e regras do Gru Airport para vacinação no aeroporto: https://www.gru.com.br/pt/passageiro/noticias-detalhe?code=251.

***

CAMPINAS

Vacinação no aeroporto de Viracopos – Corredor do Edifício Garagem (na antiga sala dos Correios) – Piso 0

De 29/5 a 2/6 – Das 7h às 19h

Realizar o pré-cadastro no VACINA JÁ do Governo de São Paulo (www.vacinaja.sp.gov.br)

Realizar agendamento no site da Prefeitura de Campinas a partir do dia 28/5 em: https://vacina.campinas.sp.gov.br/vacinas/covid-19.

A partir de 3/6: UBS

O SNA envou ofício quanto à questão da exigência de atuação em Campinas. Lembramos que, conforme resposta do Ministério da Saúde ao SNA em ofício, os aeronautas podem se vacinar em qualquer cidade, não havendo necessidade para a categoria de comprovar domicílio (recomenda-se portar o ofício disponível no link http://tinyurl.com/orientacoes-vacinacao).

***

BELO HORIZONTE

Anunciou o início da vacinação de tripulantes para o dia 2 de junho.

O grupo poderá se vacinar em postos fixos e extras, das 7h30 às 16h, e em pontos de drive-thru, das 8h às 16h. Os endereços estão disponíveis no portal da Prefeitura: https://prefeitura.pbh.gov.br.

***

RIO DE JANEIRO – Estado

Não anunciou previsão oficialmente. O SNA (Aeronautas) enviou ofício à Secretaria de Saúde estadual e não obteve resposta  (https://tinyurl.com/vhazryn4).

***

RIO DE JANEIRO – Cidade

A Secretaria de Saúde afirma que deverá iniciar vacinação apenas de aeroportuários no Santos Dumont, no dia 2 de junho, e no Galeão, no dia 3 de junho. Não confirma vacinação para os aeronautas.

O SNA enviou ofício em que cobra o início da vacinação (https://tinyurl.com/vt85ma5r).

Obs.: Alguns aeronautas relataram que conseguiram se vacinar em postos de vacinação da cidade, mesmo não havendo convocação oficial.

***

VITÓRIA

De acordo com a prefeitura, a vacinação dos aeronautas será realizada nos dias 1º e 2 de junho.

Local: Aeroporto de Vitória
Horário: das 9h às 18h

***

CURITIBA

Não anunciou previsão oficialmente. O SNA enviou ofício à Secretaria de Saúde do município em que cobra agilidade (https://tinyurl.com/fk2t99bs).

***

FLORIANÓPOLIS

Anunciado início da vacinação no Aeroporto Internacional de Florianópolis no dia 31/05, às 9h, no posto de vacinação permanente localizado no antigo terminal de passageiros.

***

PORTO ALEGRE

Realizou vacinação dos tripulantes no aeroporto Salgado Filho no dia 31 de maio.

Ainda não já confirmação da possível continuidade da vacinação nos postos da cidade.

***

BRASÍLIA

Tem previsão de início somente para a próxima semana. O SNA enviou ofício à Secretaria de Saúde do Governo do Distrito Federal em que cobra agilidade (https://tinyurl.com/y7zbr96j).

***

RECIFE

Vacinação teve início em 28/5

É necessário fazer agendamento no app Conecta Recife ou no site https://minhavacina.recife.pe.gov.br.

***

ARACAJU

Iniciou a vacinação dos tripulantes no dia 31/5, nos postos de vacinação.

Informações: https://www.aracaju.se.gov.br/

Cadastro: http://aracajusms.voipy.com.br:8091/sisvacinacao/

***

MACEIÓ

Vacinação teve início no dia 17/5 nos postos de vacinação da cidade

Informações em: https://vacina.maceio.al.gov.br

***

SÃO LUÍS

Vacinação teve início no dia 21/5 no Centro Municipal de Vacinação (CMV), Pavilhão de Eventos do Multicenter Sebrae, bairro Cohafuma

Informações em: https://saoluis.ma.gov.br

***

MANAUS

Vacinação feita entre 28/5 e 31/5 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes. Houve relatos de quem nem todos os aeronautas que tentaram vacinação conseguiram sob alegação equivocada de que apenas aeroportuários e aeroviários eram elegíveis. Porém houve também aeronautas que conseguiram se vacinar.

A prefeitura afirma que acabaram as doses e que pretende abrir a vacinação para todos os trabalhadores do transporte aéreo nas UBS da cidade, porém ainda sem previsão.

Informações em: https://www.manaus.am.gov.br

***

GOIÂNIA

Vacinação teve início no dia 27/5

Aeroporto Santa Genoveva

Não é necessário agendar

***

CAMPO GRANDE

Vacinação teve início em 27/5

É necessário agendar em: http://vacina.campogrande.ms.gov.br

Informações em: http://www.campogrande.ms.gov.br

***

FORTALEZA

Anunciou a vacinação na quarta fase de seu plano (já iniciada), mas ainda sem data divulgada para início de vacinação dos tripulantes

É necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital, assim que disponível: https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br

***

TERESINA

Anunciou no dia 26 de maio a inclusão dos trabalhadores de transportes aéreos nos grupos prioritários.

Informações: https://fms.pmt.pi.gov.br/

(Visited 154 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446