Projeto pretende agregar a bicicleta nos planos de mobilidade das cidades

Ação pretende fortalecer a democracia e a participação popular no processo de planejamento urbano

23 de dezembro de 2015

Pensando em ampliar a mobilidade urbana por meio de ciclovias, as organizações União de Ciclistas do Brasil, Bike Anjo e Transporte Ativo, lançaram a campanha “Bicicleta nos Planos”.

A ação foi criada para orientar gestões municipais, cidadãos e organizações a integrar o planejamento de infraestrutura cicloviária nos planos de mobilidade urbana das cidades.

O projeto pretende não só estimular o uso de bicicletas como meio de transporte, mas também fortalecer a democracia e a participação popular no processo de planejamento urbano. Dez cidades já aderiram à campanha: Brasília (DF), Cachoeirinha (RS), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Maringá (PR), Poços de Caldas (MG), Recife (PE), Salvador (BA) e Bragança Paulista (SP).

Para auxiliar as cidades que tem interesse em aderir ao projeto, às organizações disponibilizam dois materiais de apoio: o guia “Sete Passo – Como construir um Plano de Mobilidade Urbana”, que foi desenvolvido pelo WRI Brasil Cidades Sustentáveis, que apoia as cidades brasileiras no desenvolvimento e implementação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e desenvolvimento urbano e  o “Caderno de Referência para Elaboração de Plano de Mobilidade Urbana”, desenvolvido pelo Ministério das Cidades e com o qual o WRI Brasil Cidades Sustentáveis contribuiu.

Dez cidades já aderiram à campanha: Brasília (DF), Cachoeirinha (RS), Campo Grande (MS), Fortaleza (CE), Manaus (AM), Maringá (PR), Poços de Caldas (MG), Recife (PE), Salvador (BA) e Bragança Paulista (SP).

 

Redação Revista Embarque

(Visited 375 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446