Rio de Janeiro receberá mostra sobre os impactos das Olimpíadas

Exposição Jogos no Sul entra em cartaz no dia 3 de agosto, no Centro de Artes Hélio Oiticica

15 de julho de 2016

Rap em Guarani, Tiro ao Alvo, Cabo de Guerra Robótico, Futebol, 32 tabuleiros de Xadrez, Maratona Infinita pela cidade, Arco e Flecha… Estas são algumas das obras que serão apresentadas pelo time de artistas que farão parte da mostra Jogos do Sul, no Centro de Artes Helio Oiticica, a partir de 3 de agosto. A exposição pretende provocar uma reflexão sobre o chamado “modelo olímpico”, formado pelo binômio “beleza atlética x massa feliz”.

Esse outro olhar para além da beleza do esporte teve início em 2015, durante os Jogos Mundiais Indígenas, realizados em Palmas, Tocantins, quando os curadores Alfons Hug e Paula Borghi convidaram artistas, cientistas e jornalistas para assistirem as disputas.

“Jogos do Sul” cruza os Jogos Mundiais Indígenas, em sua originalidade e autenticidade, para propor um contraponto: explorar o tema do esporte fora dos grandes estádios e clubes – numa atmosfera em que competir é mais importante do que ganhar ou perder, ou do que contar medalhas. Num momento em que o jogo é inocente, basta-se a si mesmo e o esporte aflora espontaneamente.

Longe de competir com o megaevento olímpico sediado no Rio de Janeiro, “Jogos do Sul” propõe uma outra vertente. A partir da experiência dos jogos indígenas, apresenta-se uma oportunidade de refletir sobre o espírito dos Jogos Olímpicos, hoje transformados num megaevento cuja repercussão está mais ligada à retórica política e ao marketing das cidades-sede do que a uma interação saudável entre indivíduo e sociedade.

Oito artistas brasileiros, uma cineasta brasileira, um artista boliviano, uma artista alemã, um artista cingapurense, uma jornalista alemã, um jornalista suíço, uma socióloga brasileira e uma antropóloga portuguesa formam time de artistas que tornou possível, a partir do encontro entre as artes visuais, o esporte e a cultura indígena, criar um corpo de obras que visa apresentar esse contraponto ao espetáculo olímpico.

Serviço:

Exposição Jogos do Sul

De 03 de agosto a 22 de outubro de 2016

De Segunda a Sábado de 12h às 20h

Local: Centro Municipal de Artes Hélio Oiticica

Rua Luís de Camões – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20051-020

Mais informações: (21) 2242-1012

 

(Visited 129 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446