Saiba tudo sobre São Paulo: confira podcast Momento cidade

A maior cidade da América do Sul completa nesta quarta-feira (25) 469 anos

Por: Agência USP - 24 de janeiro de 2023

São Paulo, a maior cidade da América do Sul, e uma das cinco mais populosas no mundo, segundo o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (UN-Habitat),  comemora 469 anos nesta quarta-feira, dia 25 de janeiro.

Assim como outras megacidades, a capital sofre com os problemas típicos das maiores aglomerações urbanas da atualidade, que incluem poluição sonora e visual, poluição atmosférica, crescimento da violência urbana, proliferação de doenças respiratórias e alérgicas, entre outros. Ao mesmo tempo, é celeiro de grandes expressões artísticas, culturais e esportivas, espaço para experiências gastronômicas e outras vivências que só a diversidade de povos e costumes de uma grande cidade pode proporcionar.

Perto de completar 80 episódios, o podcast Momento Cidade aborda estas e outras questões relacionadas à metrópole por meio de entrevistas quinzenais com especialistas que respondem perguntas e sugerem soluções para a cidade a partir de estudos que desenvolvem na USP. A produção em áudio está disponível na área de podcasts do Jornal da USP e nas plataformas Spotify, Castbox e Apple Podcasts.

“A ideia por trás do Momento Cidade é fazer o ouvinte pensar sobre como uma das maiores regiões metropolitanas do mundo foi estabelecida, destrinchar seus muitos problemas e propor, quando possível, soluções”, destaca Denis Pacheco, idealizador e produtor do podcast que faz parte da equipe da Superintendência de Comunicação Social da USP. Ele explica que as pautas mais recentes têm como objetivo ilustrar quem são os diferentes grupos que habitam a cidade, como eles ocupam esse espaço e constroem novas interpretações sobre o que significa ser cidadão.

Apesar de o podcast discutir questões imediatamente ligadas ao contexto das cidades como mobilidade, habitação, segurança, saúde pública e gentrificação, também há espaço para tratar da cultura da cidade e sua relação com esportes, como na época em que o Brasil se destacou no skate olímpico e foi produzido um episódio sobre a história do skate em São Paulo, envolvendo sua proibição e liberação nas ruas e praças da cidade.

Além do cuidado com a pauta, roteiro e reportagem, que conta a participação de estagiários de Jornalismo da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP, Pacheco conta com uma equipe para produção musical e edição de som que torna o podcast mais interessante e agradável de escutar. Em meio às entrevistas, por exemplo, é comum ouvir sons característicos da cidade, uma buzina, um ônibus passando, e outros sons relacionados ao tema do episódio.

Várias visões sobre a cidade
Assim como a metrópole está em movimento, o podcast também muda suas pautas para tentar dar conta dos estudos realizados sobre a cidade. “No primeiro ano, a ideia era ir atrás de questões essenciais sobre o funcionamento da cidade e ir atrás de diferentes especialistas que pudessem responder e esclarecer dúvidas sobre o passado, o presente e o futuro”, diz Pacheco. Alguns episódios envolviam, por exemplo, a evolução da participação popular nas decisões públicas, como o investimento em mais áreas verdes poderia impactar a qualidade de vida na cidade e até cenários especulativos, como a despoluição dos nossos principais rios afetaria o futuro do lazer e do transporte na capital.

Clique no player acima para ouvir o episódio com a pesquisadora Ruth Aires, da Escola Politécnica da USP, que fala sobre seu estudo sobre acidentes e atropelamentos em São Paulo
Depois, quando a pandemia começou, o foco do podcast migrou para destacar questões que pesquisas realizadas recentemente na USP estavam tentando responder. “A ideia se tornou divulgar e explicar os objetos de estudo de novas dissertações e teses de doutorado que investigam a história, a cultura e os diferentes aspectos de governança que regem São Paulo, expandindo os horizontes da capital para a região metropolitana e cidades no seu entorno”, explica Pacheco.

Nesses mais de três anos de produção, um episódio em especial chamou a atenção. Alguns meses antes da pandemia global da covid-19, Pacheco conta que foi produzido um podcast que postulava a questão A cidade de São Paulo está preparada para enfrentar uma epidemia?. Para responder, foi convidada Anna Cristina Rodopiano, especialista que analisou o período histórico em que a cidade enfrentou a gripe espanhola, no começo do século 20, e o também o professor Marcos Boulos, que alertou que havia muito a ser feito caso uma nova crise de saúde atingisse a cidade. “Mal sabíamos nós que esse ‘muito a ser feito’ seria colocado à prova no ano seguinte”, diz o produtor.

(Visited 112 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com