Salvador Bahia Airport apresenta projeto “Girls on the move”
A iniciativa é global e pretende fomentar profissionais mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia.
Por: Redação Revista Embarque - 9 de março de 2020
Estimular mulheres no mercado de trabalho e incentivar meninas a seguirem os seus sonhos. Estes são alguns dos objetivos da adesão do Salvador Bahia Airport ao projeto “Girls on the move”. A iniciativa é global e pretende fomentar profissionais mulheres nas áreas de ciência, tecnologia e engenharia a conversar sobre a diversidade de oportunidade de carreiras na área técnica com garotas de 14 a 24 anos.
As primeiras conversas aconteceram no dia 05 de março, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Mussurunga, com meninas de 16 a 19 anos. Marcele Santos, especialista em segurança da informação, e Alessandra Pereira dos Reis, analista de meio ambiente, compartilharam suas experiências na profissão, o caminho trilhado até o momento atual de suas carreiras e as dificuldades enfrentadas no mercado de trabalho.
“O movimento é importante porque passa a mensagem de que sim, você jovem mulher também pode. As ciências estão postas para vocês também”, relatou Marcele Santos após o bate-papo. A especialista em segurança da informação ficou bastante emocionada, pois já foi uma jovem estudante como aquelas garotas. “A experiência foi incrível. Ser esse fio condutor de esperança é o melhor que eu posso receber da vida”, completa.
Apesar de o encontro fazer parte das comemorações do Salvador Bahia Airport para o Dia da Mulher, o projeto será permanente. Periodicamente, as mulheres das áreas técnicas da Concessionária serão convidadas a compartilhar suas trajetórias e a incentivar garotas a seguirem pelo mesmo caminho.
“No Salvador Bahia Airport defendemos a diversidade e a igualdade de oportunidades no ambiente de trabalho. Acreditamos que essa nossa filosofia não deve se restringir às nossas instalações, mas ser difundida para nossos fornecedores, clientes, parceiros e para a sociedade em geral”, justifica Daniela Franco, gerente de comunicação do Salvador Bahia Airport. Ela acrescenta que a Concessionária está engajada para o cumprimento de um dos objetos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU) para o ano de 2030: a igualdade de gênero.
De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), apenas 21,3% dos profissionais de engenharia e agronomia são mulheres. A nível nacional, segundo o programa YouthSpark, da Microsoft, 18% dos graduados em ciência da computação e 25% dos empregados em áreas técnicas de tecnologia da informação (TI) são do sexo feminino. Os números mostram que o tabu de que as mulheres têm pouca afinidade com áreas técnicas ainda resiste e a urgência de necessidades que querem esses preconceitos.
Sobre o Salvador Bahia Airport
Localizado em Salvador, capital baiana e primeira capital brasileira, o Salvador Bahia Airport faz parte da rede VINCI Airports desde 2 de janeiro de 2018 através de um Contrato de Concessão com duração de 30 anos. Na lista dos dez aeroportos mais movimentados do País, ele conecta o estado da Bahia a 34 destinos, sendo 25 domésticos e 9 internacionais.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com