SC: Florianópolis ganha ponto de ônibus ecossustentável

Projeto conta com itens sustentáveis que proporcionam conforto e tecnologia para os usuários de transporte público

18 de dezembro de 2015

A cidade de Florianópolis, capital catarinense, agora abriga entre seus pontos de ônibus comuns o primeiro ponto ecossustentável da cidade. O projeto foi idealizado pelo Núcleo de Paisagismo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF).

O abrigo, localizado na Agronômica (na Rua Rui Barbosa, em frente à Casa do Governador e ao ProMenor, sentido Centro), conta com uma série de itens totalmente sustentáveis e integrados com o ambiente que proporcionam conforto e tecnologia para o usuário de transporte público.

acif-parada-de-onibus-ecossustentavel-05-450x411

Estrutura

A estrutura da parada de ônibus ecossustentável conta com um esqueleto em aço 100% reciclável; placas que consomem a energia gerada pelo Sol, não precisando da utilização de energia elétrica pública; lâmpadas LED, que iluminam mais e consomem menos; entrada USB para carregar o celular; telhado vegetado, que proporciona conforto térmico ao usuário; irrigação feita pelo reuso da água da chuva; chapas de MPS (Madeira Plástica Sustentável), material feito 100% de plástico reutilizado; banco de madeira de plástico reutilizado e acessibilidade, vaga exclusiva para cadeirantes.

O abrigo ainda prevê possíveis instalações para o futuro, como a instalação de um bicicletário e de um painel que irá fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada, com os horários de próxima chegada.

No Brasil, são encontradas paradas similares, em São Paulo (SP), Manaus (AM), Estância Velha (RS) e Itajaí (SC). No mundo existem iniciativas semelhantes na Califórnia, Boston, Miami e Filadélfia, nos Estados Unidos; em Paris, na França, em Mannheim, na Alemanha e em Eindhoven , na Holanda.

 

Redação Revista Embarque

(Visited 573 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446