Stopover: uma ótima opção para viagens longas
Serviço permite complementar seu roteiro e otimizar o tempo perdido com conexões e escalas
26 de agosto de 2015
Stopover é uma palavra em inglesa, que significa escala ou conexão, constantemente utilizada por companhias aéreas e também por operadores de turismo para designar uma conexão voluntária, na qual o passageiro tem um espaço de tempo maior para conhecer a cidade.
Durante uma viagem longa, o passageiro pode comprar sua passagem com stopover, tendo assim a opção de descer na cidade onde fará sua conexão, como por exemplo, Paris ou Munique, para passar uma ou algumas noites por lá antes de seguir rumo da sua viagem.
Outro ponto positivo do serviço é que ele minimiza o cansaço causado por voos muito longos ou com conexões demoradas em aeroportos.
Como fazer?
Os stopovers podem ser feitos tanto em voos nacionais quanto internacionais. A maioria das empresas aéreas tem oferecido esse serviço gratuitamente aos seus passageiros em voos de longa distância.
Na maioria dos casos não é necessário contratar um agente de viagens para tirar proveito do serviço já que muitas companhias aéreas disponibilizam essa opção online. Para isso, na hora de fazer o orçamento da sua passagem basta selecionar a opção “múltiplos destinos” e então definir sua rota.
É importante ficar atento, pois as companhias oferecem esse serviço em cidades nas quais elas possuem sua sede operacional. A Air France, por exemplo, disponibiliza em Paris, já a KLM em Amsterdã.
O período de permanência no destino da conexão varia de acordo com cada companhia aérea, em geral o prazo máximo é de até 30 dias.
Outro detalhe importante é planejar o stopover antes da compra da passagem, depois de efetuado o pagamento qualquer alteração solicitada irá resultar na cobrança de taxas extras para a remarcação dos bilhetes, o que pode subir o preço da sua passagem.
Qual companhia aérea escolher?
Isso irá depender das prioridades do passageiro e de quais cidades deseja conhecer. Como mencionado acima, a Air France oferece paradas gratuitas em Paris, tanto na ida quanto na volta. A KLM faz o mesmo com Amsterdã.
Já a empresa alemã, Lufthansa, oferece duas opções em Munique e Frankfurt. Entretanto, nem sempre o serviço é gratuito, portanto, vale ficar atento aos valores cobrados na hora de comprar a sua passagem.
A TAP pratica stopover tanto em Lisboa como em Porto. E a American Airlines oferece o serviço gratuito nas cidades de Miami, Nova York, Dallas / Fort Worth e Los Angeles, na ida ou na volta.
Quem optar por voar pela Emirates tem a possibilidade de conhecer Dubai com uma parada grátis, ao passo que a Tuskish oferece o serviço na capital turca, Istambul.
Confira outras companhias que oferecem o serviço:
Air Canada – Toronto
Avianca – Bogotá
Copa Airlines – Cidade do Panamá
Ibéria – Madri
Malaysia Airlines – Kuala Lumpur
Qatar Airways –Doha
Singapore Airlines – Cingapura
South African Airways – Joanesburgo
E a minha bagagem?
Esse é outro detalhe importante, que é necessário ficar atento no momento da compra das passagens.
Como algumas companhias encaminham a sua mala despachada diretamente para o destino final, verifique essa informação antes do embarque. E, se for o caso, leve pelo menos uma troca de roupa na sua bagagem de mão.
Redação Embarque com informações de Melhores Destinos
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com