Tocha Olímpica é acesa e marca início simbólico das Olimpíadas 2016
Cerca de 300 cidades brasileiras vão receber a chama olímpica
22 de abril de 2016
Tradição que ocorre a cada quatro anos, a cerimônia que marca o início dos Jogos Olímpicos 2016 foi realizada na quinta-feira (21), na cidade de Olímpia, na Grécia.
O evento contou com a leitura de poemas, discursos de autoridades e a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Grécia que marcaram o revezamento da tocha que transporta o fogo olímpico.
A chama deverá passar pelo Brasil, a partir do dia 3 de maio, em 300 cidades brasileiras antes de chegar ao Rio de Janeiro, palco dos Jogos Olímpicos neste ano.
O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, exalta a participação brasileira na organização dos jogos. “Vai ser o momento do Brasil, onde nossos amigos brasileiros vão escrever história”, afirma Bach.
Bach ainda destaca o significado do evento e da chama olímpica. “Ela é capaz de espalhar os valores olímpicos de tolerância, solidariedade e paz a todas as pessoas do mundo. O esporte estimula o espírito de amizade e respeito. O Rio de Janeiro, com apoio de todos os brasileiros, vai promover um espetáculo”, revela.
O primeiro atleta a receber a Tocha Olímpica foi o ginasta grego Eleftherios Petrounias. Na sequência, ele repassou a chama ao bicampeão olímpico do vôlei brasileiro, Giovane Gávio.“É um momento mágico. Estou muito feliz de representar aqui todos os brasileiros nesse momento importante para o país. É um sonho se tornando realidade”, destaca Giovane.
Turnê
O símbolo olímpico vai chegar à capital grega de Atenas na próxima quarta-feira (27). De lá, ele vai para Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a tocha vai ser levada ao Museu Olímpico, na cidade suíça de Lausanne. De lá, ela vai direto para Brasília, onde começará sua turnê pelas 300 cidades brasileiras.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com