Tocha Olímpica é acesa e marca início simbólico das Olimpíadas 2016

Cerca de 300 cidades brasileiras vão receber a chama olímpica

22 de abril de 2016

Foto: Divulgação

Tradição que ocorre a cada quatro anos, a cerimônia que marca o início dos Jogos Olímpicos 2016 foi realizada  na quinta-feira (21), na cidade de Olímpia, na Grécia.

O evento contou com a leitura de poemas, discursos de autoridades e a execução dos hinos nacionais do Brasil e da Grécia que marcaram o revezamento da tocha que transporta o fogo olímpico.

A chama deverá passar pelo Brasil, a partir do dia 3 de maio, em 300 cidades brasileiras antes de chegar ao Rio de Janeiro, palco dos  Jogos Olímpicos neste ano.

O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, exalta a participação brasileira na organização dos jogos. “Vai ser o momento do Brasil, onde nossos amigos brasileiros vão escrever história”, afirma Bach.

Bach ainda destaca o significado do evento e da chama olímpica. “Ela é capaz de espalhar os valores olímpicos de tolerância, solidariedade e paz a todas as pessoas do mundo. O esporte estimula o espírito de amizade e respeito. O Rio de Janeiro, com apoio de todos os brasileiros, vai promover um espetáculo”, revela.

O primeiro atleta a receber a Tocha Olímpica foi o ginasta grego Eleftherios Petrounias. Na sequência, ele repassou a chama ao bicampeão olímpico do vôlei brasileiro, Giovane Gávio.“É um momento mágico. Estou muito feliz de representar aqui todos os brasileiros nesse momento importante para o país. É um sonho se tornando realidade”, destaca Giovane.

Turnê

O símbolo olímpico vai chegar à capital grega de Atenas na próxima quarta-feira (27). De lá, ele vai para Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). No domingo (30), a tocha vai ser levada ao Museu Olímpico, na cidade suíça de Lausanne. De lá, ela vai direto para Brasília, onde começará sua turnê pelas 300 cidades brasileiras.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

(Visited 498 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com