Turismo da Fé movimenta 17,7 milhões de viagens domésticas

As cidades brasileiras apostam, cada vez mais, em atrações religiosas para movimentar viagens nacionais.

Por: Redação Revista Embarque - 14 de janeiro de 2021

Nesta quinta-feira (21) é celebrado o Dia Mundial da Religião.  Em 2020, tanto a aviação quanto o turismo sofreram um forte impacto devido à pandemia de COVID-19. Igrejas, santuários, basílicas e outros espaços similares fecharam as suas portas por um longo período no ano passado, para minimizar a disseminação do novo coronavírus.

Mas as perspectivas para a retomada do setor devem acontecer neste segundo semestre de 2021, segundo a Organização Mundial do Turismo.

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé. Além disso, apenas em 2017, a religião movimentou R$ 15 bilhões no país e atraiu em torno de 30 peregrinos estrangeiros.

“Essa data é muito importante, pois milhões turistas se mobilizam para conhecer mais de 200 destinos nacionais focados em diferentes tipos de religião. É inegável que o fechamento desses estabelecimentos, no ano passado, trouxe prejuízos para o setor. Entretanto, vale destacar que a maioria dos locais passou por mudanças em seus protocolos de segurança, adotando medidas preventivas mais criteriosas”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA).

Os  destinos mais conhecidos são Aparecida (SP), cuja catedral-basílica recebeu 12 milhões de visitantes em 2018; Nova Jerusalém (PE), palco anual da Paixão de Cristo no agreste pernambucano; Juazeiro do Norte (CE), com o Santuário do Padre Cícero; e Belém (PA) e a tradicional comemoração do Círio de Nazaré.

Investimento

Segundo a Federação, as cidades brasileiras apostam, cada vez mais, em atrações religiosas para movimentar viagens nacionais. No mês passado, por exemplo, a cidade de Campos Sales, no Ceará, inaugurou a estátua da Nossa Senhora da Penha, padroeira do município. A escultura possui 26 metros de altura e busca ser um atrativo para gerar renda para os moradores.

Para incluir na lista de destinos com foco na religião, Ituporanga, localizado no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, começou a construir a imagem da Nossa Senhora de Lourdes também no ano passado. A construção terá cerca de 33,5 metros e faz parte do santuário do louvor no Morro da Gruta, onde já existe um espaço dedicado à santa.

(Visited 136 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446