Conheça 5 coquetéis japoneses para preparar e saborear em casa
As receitas usam frutas e matcha, resultando em bebidas saborosas e originais.
2 de junho de 2020
Que tal preparar um delicioso clássico da coquetelaria nipônica? A Quickly Travel, considerada a maior rede de turismo de luxo, e uma das três subdistribuidoras oficias da Match Hospitality AG, divulga a seguir receitas que usam frutas e matcha, resultando em bebidas saborosas e originais. (foto: Sake Martini)
Confira:
– Red Eye
Inspirado no clássico Bloody Mary, o Red Eye utiliza 30% de suco de tomate, 65% de cerveja e 5% de suco de limão. O coquetel japonês geralmente é preparado com uma cerveja japonesa do estilo lager, que combina com a doçura e a acidez do suco de tomate.
- 30 ml de vodka
- 180 ml de suco de tomate gelado
- 350 ml de cerveja
- 1 ovo
- 20 ml de suco de limão
Método 2: (Faça a quantidade que desejar. Daremos apenas a proporção)
- 1/2 parte de cerveja gelada
- 1/2 parte de suco de tomate
- Algumas gotas de molho de pimenta
Modo de preparo:
- Coloque 30 ml de vodka em um copo congelado.
- Adicione 180 ml de suco de tomate gelado.
- Abra uma lata de cerveja (350 ml) e despeje no copo.
- Despeje os 20 ml do suco de limão.
- Vire a lata de cabeça para baixo e deixe sobre o copo até sair tudo.
- Quebre o ovo. Coloque no copo. Não misture.
- Sirva a bebida.
– Sake Martini
O verdadeiro encontro do ocidente com a Asia: o gim e o sake unidos em um Martini diferentão!
Ingredientes:
- 3 doses de gim (150 ml)
- ½ dose de saquê seco
- (25 ml)gelo a gosto
Modo de preparo:
- Num copo misturador com bastante gelo, junte o gim e o saquê. Misture com uma colher bailarina.
- Na borda de uma taça modelo “Y” (ou coupée), apoie uma peneira para coquetelaria (ou peneira pequena). Coe o drinque sem deixar passar pedaços do gelo. Se gostar, decore com finas fatias de pepino fatiado.
– Umeshu
O umeshu é um licor de ameixa japonesa de sabor adocicado, leve e com leve toque cítrico. O ume é a mesma fruta usada para fazer umeboshi. É feita de ameixa japonesa verde, açúcar e álcool de arroz (shochu). A época de produção acontece no mês de junho no Japão. A bebida era consumida como medicina no período Showa para tratar dores de garganta. Virou uma bebida alcóolica popular e os japoneses costumavam fazer em casa.
Receita:
Deixe 1kg de ume de molho em água filtrada de oito a doze horas. Descartar a água e lavar as ameixas em água corrente; Coloque o ume verde em uma jarra com ½ kg de açúcar (de preferência em pedra) com 2 litros de shochu. Se optar pelo açúcar granulado, recomenda-se agitar a jarra uma vez ao dia. Se usar açúcar mascavo, ele fica mais doce e com aroma mais forte. O recipiente deve ser hermeticamente fechado e descansar em local escuro por no mínimo seis meses.
O tempo ideal é esperar um ano. A mistura pode ser feita com qualquer bebida alcóolica. No entanto, o shochu é o mais utilizado e indicado. O umeshu pode ser consumido com pedras de gelo, puro (mais recomendado), com água (mizuwari), com chá verde (ochawari), com água quente (oyuwari), ou com soda ou tônica.
Amasake
Amazake, ou ama-saquê, é um vinho de arroz japonês doce, de teor alcoólico baixo, fabricado a partir da fermentação do arroz e remonta ao período Kofun (300-538 AD). Dizem que amazake tira a fadiga causada por altas temperaturas, cura ressacas, e é bom para o fígado.
Aprenda a fazer:
Basicamente é uma mistura de arroz cozido com koji (usado para fazer missô) e água. A diferença para o saquê é que o amazake não usa levedura. Além disso, tem consistência cremosa já que não é filtrado. A receita usa poucos ingredientes, no entanto, é preciso medir a temperatura para que o amazake fermente. O komekoji pode ser encontrado pronto em pacotes em lojas de produtos orientais.
Ingredientes:
- 200 gramas de komekoji;
- 150 gramas de arroz japonês;
- Agua
Modo de preparo:
Faça 150 gramas de arroz japonês na panela elétrica. Coloque três medidas de água para uma de arroz. Use o copo medidor de sua panela e coloque na função para fazer mingau. O objetivo é ter uma pasta cremosa. Retire a tigela com o arroz e deixe esfriar um pouco. Com ajuda de um termômetro monitore e espere até chegar a 60 graus Celsius para colocar o komekoji. Adicione o komekoji no arroz e misture bem. Coloque a tigela no suporte elétrico novamente, mas não tampe. Coloque o termômetro e cubra com um papel toalha. Ligue a panela para manter a temperatura entre 55 a 60 graus e deixe por 8 horas. Se precisar, coloque mais papel toalha por cima. De tempos em tempos, misture tudo para ajudar a fermentação.
– Tea Martini
No Shangri-La Toquio, é servido um drink exótico que combina chá, gin e saquê Amabu, que usa fermento de flores frutado, de nome Abelia. O gin é o Ki-No-Bi, fabricado em Kyoto, com botânicos japoneses. Para conferir um caráter exótico, o drink recebe uma mistura original do Shangri-la Toquio à base de folhas de chá Darjeeling, embebida por uma hora, para extrair o aroma. E eles usam o vinho de sobremesa Sauternes para completar o sabor frutado e floral.
Ingredientes:
- Ki-No-Bi Gin (infusionado com Darjeeling Tea) 40ml
- Sake (Tenbuki Daiginjo) 20ml
- 10ml de Sauternes
- Casca de limão
- Griottines cherry (embebidas em Kirsch) ou cerejas em calda
Modo de preparo
- Coloque o gin infusionado no freezer, e o Tenbuki Daiginjo Sake e Sauternes na geladeira
- Gele no refrigerador a taça para o cocktail
- Adicione à taça o gin, o sake ice e o Sauternes e um pouco de água
- Sirva na taça escolhida para o drink
- Adicione a cereja em calda para dar um toque a mais
- Decore com casca de limão
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com