94,2% dos estrangeiros aprovam culinária amazonense
4 de novembro de 2014
Uma das preferências é o Tacaca, prato feito com goma de mandioca
Manaus reúne em um só lugar, os encantos da natureza, da cultura, da arte e da rica gastronomia da região Norte. Um dos atrativos turísticos é o Encontro das Águas, passeio de barco que transporta o visitante para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. Cruzeiros transatlânticos estão entre as principais meios para conhecer a região. Nesta temporada são esperados 18 navios, segundo dados da Secretaria Estadual de Turismo do Amazonas.
O turismo de aventura também ocupa um espaço importante em Manaus. São inúmeros passeios pela floresta, com caminhadas e banhos de cachoeira, além de visitas às comunidades ribeirinhas e indígenas. A prática de pesca esportiva também é bastante comum pela região.
O cardápio gastronômico de Manaus abrange pratos com os mais variados tipos de peixe: tucunaré, pirarucu e tambaqui. Uma das preferências é o Tacaca, prato feito com goma de mandioca, camarão e ervas. Para um cafezinho regional, uma boa pedida é o “X-caboquinho”, feito com pão francês, banana frita, queijo coalho e tucumã. De sobremesa, delícias de frutas tropicais como o cupuaçu e açaí.
Manaus é um dos destinos mais visitados por viajantes internacionais. Durante a Copa do Mundo, a gastronomia da cidade foi aprovada por 94,2% dos estrangeiros. Já entre os brasileiros, 92,6% avaliaram positivamente as opções de turismo e lazer da cidade. Os dados são do Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Getúlio Vargas e a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
Revista Embarque com Ministério do Turismo
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com