Autores de ficção fazem lançamento duplo de obras literárias
Os livros são Um Brinde ao Nada, de Carlos Araújo, e Noia, Biluz e a Curadora dos Cabelos Vermelhos, de Val Rocha
Por: Redação da Revista Embarque - 13 de agosto de 2025

Os escritores Carlos Araújo e Val Rocha convidam o público para o lançamento duplo de seus novos livros de ficção na categoria romance. Esta atividade, em clima de festa literária, acontecerá no dia 21 de agosto, a partir das 19 horas, no bar Casa 58 Cucas & Araras, em Sorocaba – rua Voluntário Menaldo, 58.
Os livros são Um Brinde ao Nada, de Carlos Araújo, e Noia, Biluz e a Curadora dos Cabelos Vermelhos, de Val Rocha. Os dois autores têm perfil de intensa atividade literária há décadas. Começaram, entretanto, a publicar livros nos últimos anos.
Nesta atividade, os dois autores estarão disponíveis para falar sobre as obras e suas relações com a literatura, cumprimentar os leitores e leitoras e contar histórias.
UM BRINDE AO NADA
Carlos Araújo publicou seu primeiro livro em 2012, “Companheiros”, na linha de pesquisa histórica. Outro livro nessa categoria foi “Linha de Frente”, publicado em 2024. O primeiro romance publicado foi “O Ódio Solto no Pasto”, em 2022, vencedor do Prêmio Sorocaba de Literatura 2023 na categoria ficção / romance. E agora em 2025, ele publica “Um Brinde ao Nada”, pela editora Loja de Ideias. Esta é a mesma editora de “Companheiros” e “Linha de Frente”.
“Um Brinde ao Nada” conta a história eletrizante de uma tragédia familiar e a narrativa inspira estas perguntas: Quais são os limites entre a loucura, a ambição, a crueldade? Até que ponto a família é um porto seguro e quando deixa de ser uma célula de abrigo e paz? Por que acontecem tragédias entre pais e filhos? Este livro pode ser encontrado em e-book na Amazon e Google Play e físico na Livraria Nobel de Sorocaba e com o autor.
NOIA, BILUZ E A CURADORA DOS CABELOS VERMELHOS
Val Rocha é também poeta e publicou seu primeiro romance, “Rios Paralelos”, em 2022. Antes, na década de 1980, publicou livretos de poemas, como “Nós Jogados” e “Esculpa”. No começo dos anos 2000, participou de antologias poéticas, como “Poetas do Brasil”. O novo romance “Noia, Biluz e a Curadora dos Cabelos Vermelhos” conta a história de um rapaz que convive com o apelido Noia por envolvimento com drogas quando era criança. Joga futebol na várzea e, por insistência do patrão, um ex-árbitro banido do futebol, torna-se jogador profissional. Em razão do corte de cabelo, a imprensa o apelidou de Santo. A história liga o mundo do futebol com o das artes plásticas. A garota dos cabelos vermelhos é apaixonada por pinturas. Ela também sofre bullying por falar de jeito diferente. Boa parte da narrativa do livro é surpreendente, pois é feita da forma como a personagem fala. O livro pode ser adquirido tanto nas versões físico e ebook em livrarias da internet.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com