Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas é no domingo

A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – uma campanha internacional da ONU

Por: Redação da Revista Embarque - 2 de dezembro de 2022

A violência contra a mulher é um problema grave que diz respeito a toda a sociedade. O Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra mulheres e meninas, faz um alerta para essa temática global e convoca a população para participar da 5ª. Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 4 dezembro, em várias cidades do país e no exterior.  (foto: Freepick)

A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – uma campanha internacional da ONU de combate à violência contra mulheres e meninas.

O objetivo é que todos se unam a essa causa, cujos índices estatísticos são alarmantes. Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia global.

Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo e a sociedade não pode assistir passivamente a esse problema que impacta a todos.

“Não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência a cada dois minutos e, muito menos, que seja morta a cada 6 horas, simplesmente pelo fato de ser mulher. Por isso, a nossa Caminhada anual visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar para erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma Luiza.

Ao todo, mais de 50 cidades devem participar desta grande mobilização. Em Brasília, a caminhada será no coração da cidade, no Parque da Cidade Sarah Kubitschek, com concentração às 9h no estacionamento 13, ao lado da Administração do Parque.

“A Caminhada visa conscientizar sobre a causa numa movimentação que ocorre em todo o país e nos cinco continentes, mobilizando a sociedade civil em diversas frentes públicas e privadas para ações efetivas de enfrentamento da grave questão social que aflige as mulheres em todo o mundo”, afirma Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil.

Segundo Joana Mello, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher, a participação da sociedade é muito importante para que se somem forças para exigir medidas efetivas para o combate à violência. “Viver sem violência é um direito. A mulher que se encontra nessa situação precisa saber que não está sozinha e que, como se trata de um problema social, existem leis e políticas públicas para protegê-la.”, ressalta a líder.

Programação das Caminhadas em São Paulo e Brasília

Em São Paulo, a concentração será às 9h, na Praça Charles Miller, S/N – Bairro Pacaembu e a caminhada iniciará às 10h. Em Brasília,  a concentração será 9h no Parque da Cidade – Estacionamento 13 – ao lado da Administração do Parque.

(Visited 203 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com