Campos do Jordão é eleito o melhor destino para comer chocolate

O levantamento da Booking.com mostra também Penedo, Monte Verde, Ilhéus e Petrópolis.

Por: Redação da Revista Embarque - 9 de julho de 2024

Foto: Booking.com

Uma pesquisa da  Booking.com revela que quase metade (46%*) dos viajantes brasileiros disseram que provar comidas locais é um fator importante na decisão do destino de viagem. A empresa  fez um levantamento de dados na plataforma e descobriu os cinco destinos brasileiros mais recomendados por viajantes para comer chocolate.

Branco, ao leite ou meio amargo, é difícil encontrar alguém que não goste de chocolate.  Confira os destinos escolhidos pelos viajantes no Brasil para se deliciar:

1) Campos do Jordão, São Paulo

Uma viagem a Campos do Jordão, localizado a cerca de 3h de carro da capital paulista, não está completa sem uma experiência gastronômica – e melhor ainda se for relacionada ao chocolate. Destino muito apreciado pelos brasileiros, principalmente durante os meses mais frios do ano, vale a pena incluir no roteiro um restaurante aconchegante de fondue – um prato suíço de queijo derretido que também tem sua versão em sobremesa, de chocolate, para comer com frutas e outros petiscos. Além disso, a cidade oferece várias lojas (e até fábricas) especializadas em chocolate, cujos produtos incluem bombons recheados, barras em diferentes formatos, licores, trufas e, claro, chocolate quente, que combina com o clima da cidade. Uma boa pedida é levar as iguarias para casa como souvenir. Uma ótima opção de hospedagem no destino é o Bendito Cacao Resort & Spa, localizado em meio às montanhas de Campos do Jordão.

2) Penedo, Rio de Janeiro

Distrito de Itatiaia, no Rio de Janeiro, Penedo é conhecido por ser uma colônia finlandesa no Brasil e onde se localiza a Casa do Papai Noel em terras brasileiras – que é um centro comercial com tema natalino. O destino serrano também tem vários restaurantes, cafeterias e chocolaterias que valem a visita, e é ideal para quem gosta de doces, como tortas, geleias e sorvetes artesanais. Entre os chocolates vendidos por ali, vale a pena experimentar os deliciosos bombons, palhas italianas, pães de mel, waffles com ganache e até salames de chocolate. Para quem visita, uma ótima opção de estadia é o Vert Hotel Penedo, que oferece piscina coberta, estacionamento privativo gratuito, jardim e terraço.

3) Monte Verde, Minas Gerais

Outro destino muito recomendado para os chocólatras é Monte Verde, um charmoso distrito de Camanducaia, em Minas Gerais. Ali, os viajantes podem aproveitar a natureza ao redor para fazer trilhas ou passeios de quadriciclo, além de um roteiro gastronômico pelos restaurantes da região. Uma fondue acompanhada de uma taça de vinho é sempre uma boa opção para se esquentar em dias frios, seja de queijo ou de chocolate derretido, como sobremesa. Monte Verde também é a casa de cafés, chocolaterias e fábricas de chocolates, onde é possível experimentar de sopa de morangos com chocolate a muitos outros doces feitos com a guloseima, como marzipans cobertos com chocolate, bebidas quentes e drinques, crepes, tortas e sorvetes artesanais. Uma boa opção de estadia no destino é o Mirante da Colyna Hotel & SPA, com piscina coberta, spa e um restaurante que oferece pratos da cozinha contemporânea, fondue e sopas.

4) Ilhéus, Bahia

Com uma história ligada às plantações do fruto utilizado como matéria-prima do chocolate e de outros produtos, o estado da Bahia é responsável por produzir uma grande parte do cacau brasileiro. E quem visita Ilhéus tem a oportunidade de conhecer seu processo de produção – da colheita e técnicas de manejo às degustações de chocolates de alta qualidade, com um alto percentual de cacau -, em fazendas e fábricas da região abertas ao público. Para os apaixonados pelo doce, vale a pena planejar uma viagem ao destino focada em turismo rural, conhecer mais sobre como é produzido e curiosidades sobre o chocolate, além de se deliciar com os produtos. Vale a hospedagem na Pousada dos Hibiscus, que oferece piscina e banheira de hidromassagem com vista para a praia.

5) Petrópolis, Rio de Janeiro


A cerca de 68 Km da cidade do Rio de Janeiro, Petrópolis é uma boa opção para conhecer em um fim de semana ou feriado prolongado. Destino serrano, oferece várias atrações históricas aos viajantes, como o Museu Imperial, o Palácio Quitandinha e o Palácio de Cristal, além de belezas naturais. A gastronomia também é um ponto forte da região, com cervejarias artesanais e fábricas de chocolate. Passear pelas lojas especializadas no doce é um item obrigatório no roteiro, com bombons de diferentes sabores, chocolate quente cremoso, barras artesanais, tortas e outras sobremesas produzidas com a iguaria. A Pousada Monte Imperial, em estilo alpino, é uma ótima opção para quem se hospeda no destino, com quartos com vista para as montanhas.

(Visited 140 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com