Copa do Mundo: Confira quais são os comportamentos que devem ser evitados na Rússia
Os russos têm muitas superstições. Saiba o que não fazer na terra da vodca
Por: Redação Revista Embarque - 15 de junho de 2018
Além da sua diversidade arquitetônica e cultural, a Rússia é um país cheio de costumes e superstições, sendo que algumas são até parecidas com as do Brasil.
E se você está indo curtir a Copa do Mundo no país sede, confira a seguir dicas sobre o que não se fazer na terra da vodca.
1 – Não cumprimente alguém no batente da porta
Russos são muitos supersticiosos e acreditam que o gesto pode atrair má sorte. Se alguém abrir a porta, entre primeiro, para depois cumprimentar.
2 – Não visite alguém sem levar alguma coisa
Os russos são hospitaleiros, mas aparecer de mãos abanando é mal visto. Se você for convidado, compre algum doce ou flores ao dono da casa.
3- Não dê flores em número par
Flores é um presente muito comum no país, mas prefira um número impar de flores. Já que flores em número par são associada a funerais.
4- Cuidado ao assobiar
Seja na casa de alguém ou no supermercado, evite assobiar em locais fechados. Segundo a supertição, isso leva a ruína financeira.
5 – Não lamba a faca
Esse não é um costume muito bem visto no Brasil, mas também não é na Rússia. Quem faz isso é visto como rude, até mesmo selvagem.
6- Não recuse um brinde
Se alguém levar um copo e fizer um brinde, acompanhe. E nada de manda um “Nazdaróvie” que é usado na Polônia e não na Rússia.
7- Não deixe garrafas vazias na mesa
Termuinou de servir a bebida e a garrafa ficou vazia? Tire da mesa. Segundo o costume, não tirar a garrafa da mesa afasta o dinheiro e a bebida. Melhor deixar no chão.
8 – Não de parabéns antes da hora
Isso é comum aqui no Brasil, mas os russos levam isso muito a sério. Dar os parabéns antes da data é desejar muito azar ao aniversariante. Então segure a emoção!
9 – Não mostre as solas do sapato
Deixa a sola dos sapatos expostas quando cruza as pernas é algo muito mal visto na Rússia. Para eles, é uma parte muito suja do corpo e isso pode render olhares de reprovação.
10 – Cuidado com o casual
Roupas casuais mesmo para ocasiões mais simples não são muito comuns no país. Mesmo se for a um jantar informal, capriche no visual.
Fonte G1
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com