Dia Mundial da Arte: rótulos de vinhos trazem fonte de inspiração

O dia escolhido é uma homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, artista italiano símbolo da liberdade de expressão

15 de abril de 2023

Comemorado no sábado, 15 de abril, o Dia Mundial da Arte foi criado pela Associação Internacional de Arte (IAA) para promover a conscientização da atividade criativa no mundo. O dia escolhido é uma homenagem ao aniversário de Leonardo da Vinci, artista italiano considerado símbolo da liberdade de expressão e do multiculturalismo.

Para celebrar a ocasião, por que não uma boa taça de vinho? Thamirys Schneider, sommelière da Wine, selecionou alguns exemplos de vinícolas que revelam a expressão da arte em seus rótulos. “São vinícolas que se inspiram em movimentos artísticos e que manifestam seus sentimentos, estudos e técnicas nesse líquido milenar que inspira há gerações”, esclarece.

Bodegas Arráez – Eduardo Bermejo D.O. Valencia Tinto 2020

É um saboroso Tempranillo de Valência, Espanha, elaborado pela Bodegas Arraez, uma vinícola que tem em seu projeto enológico o foco principal em uvas autóctones do Mediterrâneo. Com características pouco clichês, é um vinho de alta qualidade, irreverente, ousado e descomplicado, que pode ser desfrutado, a qualquer hora e em qualquer lugar. Eduardo Bermejo é um vinho que recebe o nome do artista plástico valenciano que ilustrou o rótulo, demonstrando todo cuidado e apreço que a vinícola tem pelas manifestações artísticas e culturais.

Viña Vik – Vik A Limited Edition 2021

Vik é a considerada a primeira vinícola sob a filosofia holística do mundo, em que o todo está integrado na produção de vinhos singulares por ter como seu pilar central a busca do equilíbrio entre o ser humano, a terra, o clima e os recursos tecnológicos para, assim, obter uma produção que prioriza a sustentabilidade em toda a cadeia produtiva. O enólogo Cristian Vallejo costuma comparar os vinhos da Vik A com o universo dos livros. Para o especialista, cada taça é um novo capítulo e cada gole é uma nova página que conta a história do terroir e da paixão pelo ofício de produzir vinhos.

Viña Vik – La Piu Belle 2020

Para a renomada vinícola Vik, La Piu Belle é a deusa do Millahue Valley, chamado também de ‘Lugar do Ouro’, a personificação mística do seu terroir. A safra 2020 é um elegante e complexo blend das uvas Carménère, Cabernet Sauvignon e Cabernet Franc que permaneceu vinte e três meses em barricas de carvalho francês. Dessa forma, transparece a maestria da vinícola e a autenticidade destas castas em terroir chileno.

Finca Las Moras – Finca Las Moras Dadá Nº 1 Art Wine 2021

A linha Dadá, da vinícola argentina Finca Las Moras, tem como objetivo oferecer vinhos para surpreender os sentidos. Inspirada no Dadaísmo, movimento artístico da vanguarda europeia no início do século XX, esta linha busca desafiar o tradicional, utilizando barricas de carvalho com intensidades diferentes de tosta para acentuar notas únicas em cada uma das variedades.

Confira no site http://www.wine.com.br

Foto: Viña Vik – La Piu Belle 2020

 

(Visited 268 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com