Mostra Charles Darwin é prorrogada em São Paulo

A exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês, contextualizando o processo para elaboração da teoria da evolução das espécies

Por: Redação Embarque com Agência Indusnet Fiesp - 8 de fevereiro de 2022

Quem vir a São Paulo pode conferir a mostra “Darwin: Origens & Evolução”, no Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp (CCF). A exposição apresenta a trajetória do biólogo inglês, contextualizando o processo para elaboração da teoria da evolução das espécies, e ficará disponível para visitação até 27 de fevereiro de 2022.  (Foto: Mostra Museu)

A mostra, que recebeu mais de 30 mil visitantes em dois meses na edição carioca e já atingiu os 40 mil visitantes em São Paulo, conta com 332 peças, atividades interativas presenciais, coleções biológicas – animais taxidermizados, crânios, fósseis; gravuras históricas e textos críticos. A exposição revela o modus operandi de Darwin, que manteve uma comunicação direta com muitos outros cientistas, chegando assim à teoria da evolução. Quem preferir pode fazer agendamento prévio de ingressos gratuitamente pelo sistema Meu Sesi.

Dividida em quatro núcleos (“A ciência antes de Darwin”; “Um novo tempo”; “A jornada do Beagle” e “A origem das espécies”), “Darwin: Origens & Evolução” apresenta diferentes elementos de uma das mais importantes teorias do pensamento moderno e pretende ser uma expedição investigativa em que se mesclam uma aula de ciências, a interatividade e a descoberta. Explora uma jornada de perguntas, hipóteses e evidências que pavimentaram o caminho e culminam no que hoje conhecemos como a teoria da evolução das espécies.

Visita virtual

O projeto conta também com uma edição virtual gratuita, inaugurada em fevereiro de 2021, que, no contexto da pandemia, visa ampliar o acesso dos conteúdos do projeto para todo país. No site www.mostradarwin.com.br/exposicao, o público vai poder descobrir mais sobre diferentes raças de cachorros, através de um jogo de memória digital inspirado no interesse de Darwin pela variação das plantas e animais domesticados através de milhares de anos. Vai brincar de acertar quais frutas são nativas do Brasil e quais não são, além de poder polinizar plantas e vivenciar uma experiência estética interativa diferente por obras de arte contemporâneas.

São 5 jogos e 3 animações inéditos, criados por uma equipe multidisciplinar, com a direção artística do estúdio M’Baraká e desenvolvidos pelo designer de interação Luiz Ludwig com o estúdio Mandelbrot. Os jogos contaram com a consultoria pedagógica de Gil Cardoso, biólogo especializado em comunicação científica e coordenador educativo da mostra.

O site é acessível e conta com vídeos em libras, áudioguia e áudio descrição. Todos estes conteúdos poderão ser acessados a partir do espaço expositivo com QR codes espalhados na galeria do Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp.

Colab VOADOR+DARWIN

Como parte das inovações da edição São Paulo da mostra “Darwin – Origens & Evolução”, o estúdio M’Baraká firmou uma parceria com a empresa Voador Tecelagem, e desenvolveu mantas e porcelanas inspiradas nas ilustrações de história natural do projeto. São seis animais: pomba, dálmata, pássaro guará, onça pintada, peixe celacanto e baiacu. A ação visa ampliar a pesquisa do projeto e a consciência sobre a relação cultura e natureza. As ilustrações acompanham histórias sobre os animais.

Idealizada pelos designers Valentina Saldanha e Patrick Gondin, a Voador Tecelagem nasceu em 2016. É um ateliê que trabalha na criação e confecção de tapetes e tapeçarias decorativas nas técnicas de kilim, tufting e também pinturas em lona de algodão: www.voadortecelagem.com.br/

As origens da mostra

A curadoria aborda o desenvolvimento da produção científica no Brasil, incluindo o intercâmbio de informações entre Darwin e naturalistas residentes em terras tropicais. São exibidas coleções do Museu Nacional, Museu de Ciências da Terra e do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A novidade da edição no Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, conta com a curadoria científica do Museu Biológico do Butantan e do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZUSP).

Dentre as coleções científicas do MZUSP estão animais taxidermizados, como tartaruga-marinha, jacaré, quati, cachorro do mato, e um pássaro guará. O Museu de Zoologia da USP, criado em 1890, tem mais 11 milhões de exemplares preservados e detém um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.

 

Exposição Darwin: Origens & Evolução

Curadoria do Estúdio M’Baraká
Período: de 7 de julho de 2021 a 27 de fevereiro de 2022
Horários: Quarta a domingo, das 11h às 20h
Local: Espaço de Exposições do Centro Cultural Fiesp
Endereço: Avenida Paulista, 1313 – em frente ao metrô Trianon Masp
Entrada gratuita

(Visited 98 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446