Museu do Porto de Santos está aberto para visitação

A atração recebeu reforços estruturais e revitalização externa.

Por: Redação da Revista Embarque - 8 de julho de 2023

Fechado há três anos, devido à pandemia da covid-19, o Museu do Porto de Santos reabriu as suas portas. Instalado em um casarão de estilo vitoriano de 1902, o museu foi inaugurado em 1º de setembro de 1989, com documentos, peças históricas, biblioteca e equipamentos utilizados na construção dos primeiros metros de cais. Telefones antigos, máquinas de escrever, aparelhos oftalmológicos e lanternas de navios também fazem parte do acervo.

A construção foi primeiramente residência do inspetor-geral da Cia. Docas, Ismael de Souza, e depois escritório administrativo.

A atração recebeu reforços estruturais e revitalização externa. O museu conta com mais de 800 peças, que incluem equipamentos antigos, documentos, pinturas e a locomotiva ‘Lavoura’, que fica exposta na área externa.

Há também imagens de obras do pintor Benedicto Calixto, que tem diversos trabalhos inspirados nos antigos trapiches, onde antes acostavam as embarcações, e do navio Nasmith, de bandeira inglesa, que em 2 de fevereiro de 1892 inaugurou os primeiros 260 metros de cais acostável, na área ainda hoje denominada Valongo.

Fotos: Museu do Porto de Santos

Serviço
De segunda a sábado, das 9h às 17h
Avenida Rodrigues Alves s/nº (esquina com a Rua João Alfredo), Macuco – Tel.: (55 13) 3202-6565
Ingresso: Gratuito
Site: https://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/content/museu-do-porto

(Visited 193 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com