Novembro Azul: mudou o mês, mas a luta contra o câncer continua

Se o câncer de próstata for descoberto precocemente, há 90% de chances de cura.

Por: Redação Revista Embarque - 4 de novembro de 2020

Novembro Azul é uma campanha que começou pelo Instituto Lado a Lado pela Vida (LAL), que desde sua fundação, em 2008,  visa promover a mudança de comportamento dos homens, para que incorporem o hábito de consultar um médico e realizar os exames preventivos.

“Nossa primeira campanha relacionada ao câncer de próstata foi batizada de Um Toque, Um Drible, em 2008”, afirma Marlene Oliveira, presidente do LAL, que em 2011, lançou o Novembro Azul no país, tendo como inspiração o movimento australiano Movember (Moustache/November, em livre tradução Bigode/Novembro) e a campanha internacional Outubro Rosa, para o câncer de mama.

Mesmo com as constantes campanhas de prevenção e alerta para a realização dos exames que podem detectar o câncer de próstata em estágio inicial, muitos homens com idade a partir de 45 anos ainda relutam em seguir as recomendações do rastreamento. O câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás apenas do câncer de pele.

Anualmente, o país registra cerca de 68 mil novos casos e 15 mil mortes causadas pelo tumor. Falta de informação, preconceito e vergonha são algumas das razões que levam o público masculino a deixar de lado procedimentos simples, rápidos, indolores e fundamentais para identificar a doença em estágio inicial. O tratamento para quem identifica precocemente o câncer de próstata chega a índice de cura de até 90%.

“Homem, tenha #azultitude e seja protagonista da sua saúde. Hábitos saudáveis e acompanhamento médico podem salvar sua vida. Se o câncer de próstata for descoberto precocemente, há 90% de chances de cura. Cuide da sua saúde de forma integral”, é o slogan da Campanha deste ano.

Revista Embarque apoia! Cuidar da Saúde também é coisa de Homem!

(Visited 121 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446