Pesquisa aponta que 74% dos turistas preferem turismo rural

Os viajantes disseram que o atributo “paz e tranquilidade” o fizeram escolher o destino

Por: Redação da Revista Embarque - 27 de junho de 2023

O turismo rural é uma tendência no setor de viagens e 74% dos turistas que buscam o segmento procuram o interior do país para contemplar a natureza. É o que revela o resultado da 2ª edição da pesquisa “Demanda Turística Brasil”, divulgado pelo Ministério do Turismo em parceria com a SPRINT Dados e a Rede Turismo Rural Consciente (Rede RDC). A pesquisa mapeou as preferências dos turistas no segmento rural ao longo de 45 dias, entre 20 de abril a 31 de maio de 2023.

Além de estar mais perto da natureza, 70% dos viajantes que optaram pelo turismo rural também levam em conta o atributo “paz e tranquilidade” ao escolherem o destino. Outro ponto que atrai os turistas é a “autenticidade da comida caseira”, item escolhido por 73% dos que responderam a pesquisa. Entre as mais de 40 atividades disponíveis no meio rural listadas pelo estudo, as trilhas ganharam destaque nas respostas, contando com 60% de preferência pelos turistas.
O levantamento indica ainda que 50% dos turistas buscam destinos que possam proporcionar algum aprendizado. Além disso, a tendência de sustentabilidade ganha destaque, sendo uma das ações que atraem os turistas, conquistando 47% de interesse do público. Entre os estados mais procurados para visitação relacionada a turismo rural, Minas Gerais, lidera a lista, sendo o preferido de 42% de respostas.
“O turismo rural no Brasil tem um potencial incrível para impulsionar a economia local e promover o desenvolvimento sustentável das áreas rurais. Pesquisas, como esta, nos ajuda a tomar decisões estratégicas e assertivas para impulsionar o crescimento desse setor tão promissor para o país”, afirma a ministra do Turismo, Daniela Carneiro.
Os números foram divulgados durante evento transmitido on-line pelo canal no YouTube da SPRINT Dados. A divulgação contou com a presença da Coordenadora-Geral de Produtos e Experiências Turísticas do MTur, Anna Modesto, representando o Ministério; a Especialista em Análise de dados para Turismo, Fundadora e CEO da Sprint Dados, Rayane Ruas; e a turismóloga e coordenadora da Rede Turismo Rural Consciente (TRC), Aline Cunha. O estudo possui 95% de nível de confiabilidade e 3% de margem de erro.

 

(Visited 150 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com