São Paulo sedia maior Feira de produtos para artesanato da América Latina

O evento acontecerá de 28 de julho a 02 de agosto no São Paulo Expo.

Por: Redação da Revista Embarque - 27 de junho de 2023

Vem aí a Mega Artesanal, a maior feira de produtos e técnicas para arte, artesanato e artes manuais da América Latina. Este ano o evento já está confirmado e acontece de 28 de julho a 02 de agosto no São Paulo Expo.

Marco zero do calendário do segmento há 20 anos, esta edição marca uma retomada de fôlego do artesanato e espera receber nada menos do que 120 mil pessoas, incluindo mais 600 caravanas vindas de todo o país.

Sejam pequenos empreendedores ou gigantes do setor, a Mega Artesanal oferece uma experiência completa de consumo, conteúdo e relacionamento. Com cerca de 400 expositores, incluindo indústria, comércio, ateliês, confeiteiros e artesãos, a Mega Artesanal vai garantir seis dias consecutivos com o melhor do que é disponibilizado no mundo todo: lançamentos de uma infinidade de insumos, como papéis, tesouras, tintas, tecidos e fios; máquinas para todos os tipos de técnicas, como costura, bordado, cortes a laser; dezenas de exposições inspiradoras; milhares de cursos gratuitos para aprender técnicas novas ou se reciclar; e ainda ficar frente a frente com grandes criadores do setor que fazem sucesso na TV e na internet.

Empreendedorismo no artesanato 

De acordo com Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, empresa organizadora da Mega Artesanal, e que atua há 20 anos no segmento de feiras e eventos voltados para a economia criativa, o público das feiras é majoritariamente feminino e o recorte sugere que não apenas elas estão criando peças nas mais diversas técnicas manuais, mas também representam o grande potencial empreendedor no setor do artesanato.

“Os produtos feitos à mão são vistos cada vez mais com bons olhos pelos consumidores, especialmente pela nova geração, antenada aos valores da cadeia de produção sustentável”, comenta. “A questão é que elas fazem artesanato e vendem entre amigos e familiares. Partir para a ação é a solução para a transformação do cenário. Para gerar emprego e renda precisamos transformar artesãos em empreendedores, e esse desejo é uma das grandes razões de nossas feiras existirem”, completa, destacando que ao longo dos seis dias de evento, dentre os milhares de cursos e workshops, acontecem diversos voltados para a profissionalização e empreendedorismo.

(Visited 130 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com