Turismo ganha impulso em abril com variedade culinária e atrações culturais.

Confira programação do Ministério do Turismo que acontecerá em todo o país.

Por: Redação Revista Embarque com Ministério do Turismo - 3 de abril de 2024

Foto: Freepik

O mês de abril já começou com opções variadas e deliciosas que prometem agitar o turismo no Brasil inteiro! São feiras, torneios e eventos que movimentam a economia, gerando emprego e renda por todo o país. A Revista Embarque publica o calendário de eventos divulgado pelo Ministério do Turismo, confira: 

SUL
Logo no dia 4, tem a 17ª edição do Festival de Cervejas Artesanais de Nova Hamburgo, no Rio Grande do Sul. São vários estilos de cervejas artesanais e boa gastronomia reunidos em um só lugar. Será de 4 a 14 de abril, de segunda à sexta, das 16h às 22h,e sábados, domingos e feriados, das 10h às 22h.
Também no comecinho do mês, a partir do dia 2, acontece em Sobradinho (RS), a 18ª Festa Estadual do Feijão – “FEJÃO”. O evento traz o sabor bem brasileiro da feijoada, feita com o melhor produto da região. Além das delícias, que também inclui o caldinho, acontecem vários encontros e eventos nos Pavilhões do Parque da “FEJÃO”. O evento vai até o dia 7 de abril.
De 19 a 21 de abril, o município de Garibaldi (RS) recebe o Festival do Grostoli (que também é conhecida como cueca virada). O evento tem em seu conceito o resgate de uma iguaria tipicamente italiana, símbolo da imigração e da receita compartilhada pelas nonas, recheadas de amor, cultura e tradição. Durante três dias, os participantes se deliciam com grostolis quentinhos, fritos na hora. O festival conta ainda com atrações artísticas e culturais, tendo como pano de fundo a Igreja Matriz São Pedro, um dos símbolos mais conhecidos da cidade.
 

SUDESTE
Esse mês já começa com muito rock’n’roll no município de Garças (SP). O Moto Rock Festival acontece anualmente na cidade e promete reunir roqueiros e motociclistas de todo o país. O festival conta com área de camping, praça de alimentação com instituições beneficentes e lojas voltadas para o segmento motociclístico. O evento, que ocorre de 12 a 14 de abril, tem ainda arrecadação de renda beneficente à Casa de Apoio de Garça, que abriga pacientes em tratamento de câncer na cidade de Jaú (SP).
No estado do Rio de Janeiro tem mais rock! Na cidade de Barra do Piraí, o Rock in Cover promete seu retorno em 2024, com uma edição especial em comemoração aos 10 anos do evento. A atração vai muito além da cultura, elevando as taxas de ocupação a 100% na rede hoteleira local, além de aumentar o fluxo de vendas em bares e restaurantes. Serão seis dias de festival, com um total de 30 apresentações musicais e uma bela praça de alimentação, valorizando as cervejas artesanais produzidas na Região Vale do Café.
 No Espírito Santo, o município de Jaguaré recebe, no dia 28 de Abril, o Festival Cores e Sabores. A feira tem o objetivo de estimular o empreendedorismo local, oferecendo gastronomia, artesanato, comércio e criando um ambiente favorável para o desenvolvimento turístico na cidade.
 

NORDESTE
 Com muita diversidade, essa região do país oferece atrações para todos os gostos. No município de Natuba, na Paraíba, nos dias 23 a 30 de abril, acontece a Festa da Uva. O Festival consagra e incentiva os produtores locais e conta com diversas atrações, como concurso do maior chupador de uva, do melhor vinho artesanal, da rainha da uva, de artesanatos e muito mais. A cidade é a maior produtora e exportadora da uva Isabel (produzida na Paraíba), além dos derivados artesanais do produto, como vinho, licor e geleia.
Também na Paraíba, no município de Zabelê, acontece a 21ª Corrida de Jegue. O evento marca a data de emancipação política da cidade, comemorada no dia 29 de abril.
Em Lajes, no Rio Grande do Norte, acontece a Festa das Alziras, no dia 30 de abril. Quando as brasileiras ainda lutavam pelo direito ao voto, em 1928, a cidade já elegia a primeira mulher prefeita do Brasil e da América Latina! Por essa razão, o local celebra, durante uma semana, as conquistas das mulheres nos campos político, econômico e social. A Festa das Alziras é o encerramento da Semana Alzira Soriano, um período com muita descontração, envolvendo boa música e diversão para o público.
 

NORTE
 O destaque é o Torneio de Pesca Esportiva Pacu de Seringa, em Altamira (PA), que se estende ao longo de todo o mês de abril. O evento é realizado na região do Xingu, local consagrado pelo Ecoturismo e Turismo de Natureza.
Do dia 20 a 28 de abril, Ariquemes (RO) recebe a XIV Feira das Flores de Holambra. O evento exalta a natureza local, com a exposição e comércio de mais de 200 espécies de flores e plantas. Acontece no espaço em frente a Feira do Produtor Rural, na Avenida Tancredo Neves, Setor Institucional na cidade e a entrada é gratuita!
No dia 26 de abril, começam as comemorações do Festejo de São José Operário em Paraíso do Tocantins (TO). Com mais de 61 anos, a festa celebra o Padroeiro de Paraíso do Tocantins em dois finais de semana, com solenidades religiosas e festa social, atraindo a comunidade local e visitantes de toda a região.
 

 

(Visited 115 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com