“Uma aula bem dada é um diálogo com o futuro”, diz Karnal

O renomado escritor e professor palestrou para 5 mil professores e educadores em Congresso da Educação de Santo André

Por: Redação da Revista Embarque - 21 de março de 2024

Autor de livros, entre eles, O dilema do porco-espinho: como encarar a solidão (Editora Planeta), o historiador Leandro Karnal palestrou mais de quatro mil professores e educadores da cidade de Santo André, durante 1º Congresso de Educação de Santo André da prefeitura, no último dia (15).

Com o tema ‘Educação: Recriar, Reinventar ou Desaparecer’, o renomado escritor proporcionou reflexões nos presentes e contou com a presença do prefeito Paulo Serra – também docente – na plateia, entre diversas outras autoridades.

“Se me perguntarem se é difícil falar para 5 mil pessoas digo que não. Difícil é dar aula para 40 adolescentes ou crianças”, iniciou Karnal. “Vocês são um tipo de anjo pedagógico na vida das pessoas. O doutorado me custou trabalho, mas o título pelo qual gosto de ser chamado é professor”, destacou o palestrante, que também é escritor.

Entre risos e concordâncias, aplausos e olhares admirados. “Não tenham gurus, tenham fontes de inspiração e não abram mão do livre arbítrio”, disse. “Uma aula bem dada é um diálogo com o futuro”, afirmou. “Fui aluno quando professor tinha toda razão. Hoje sou professor quando aluno tem toda razão”, pontuou.

Durante a palestra, Karnal disse que “viver por si só, já é um ato político”, e refletiu sobre a luta coletiva e a importância de se filiar ao Sindicato.

Promovido pela Prefeitura de Santo André, o  1º Congresso de Educação teve 30 mil inscrições e teve como objetivo o foco na qualificação da prática pedagógica, integrando diferentes etapas e modalidades de ensino que compõem a metodologia de ensino de uma cidade educadora.

(Visited 124 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com