Wagner Moura manda recado em português e entrega prêmio a Adolpho Veloso no Spirit Awards
Fotógrafo venceu na categoria de Melhor Fotografia, por “Sonhos de Trem”
Por: Estadão Conteúdo - 16 de fevereiro de 2026

Wagner Moura entrega o prêmio de Melhor Fotografia por “Train Dreams” a Adolpho Veloso no palco durante o Film Independent Spirit Awards de 2026 Foto : KEVIN WINTER / Getty Images via AFP
O ator Wagner Moura chamou atenção durante o Film Independent Spirit Awards, realizado no domingo, 15, nos Estados Unidos, ao anunciar em português o vencedor do prêmio de Melhor Fotografia. No palco, Wagner começou a apresentação em inglês, como padrão da cerimônia, mas mudou de idioma ao revelar o ganhador. “O Film Independent Spirit Award vai para…”, disse o ator.
Em seguida, completou em português: “Eu tô muito feliz com isso: Adolpho Veloso!”
O prêmio foi entregue ao brasileiro Adolpho Veloso, diretor de fotografia de “Sonhos de Trem”. A reação do público e o tom descontraído do anúncio repercutiram nas redes sociais, principalmente pelo destaque dado ao Brasil durante a premiação.
Discurso teve referência ao Brasil e ao carnaval
Ao subir ao palco, Adolpho Veloso comentou o momento ao lado de Wagner Moura e brincou com o encontro de dois brasileiros na cerimônia. “No palco, com ele e comigo, já tem um carnaval aqui”, disse.
Na sequência, o diretor de fotografia destacou o ano do País no cinema e falou sobre representatividade. “Que ano incrível para o Brasil. Estou muito feliz por representar o Brasil, a América Latina e todos os imigrantes”, afirmou.
No fim do discurso, ele encerrou com uma mensagem já conhecida: “Por último: vai, Brasil! Vai, Corinthians!”
Brasil também venceu prêmio de filme internacional
Além do destaque na categoria de fotografia, o Brasil também venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional com “O Agente Secreto”, que concorria com “Tudo que Resta de Você” (Jordânia), “On Becoming a Guinea Fowl” (Zâmbia), “Um Poeta” (Colômbia) e “Sirât” (Espanha).
Ao receber o troféu, o diretor Kleber Mendonça Filho dedicou a vitória ao ator Udo Kier, que morreu em novembro, aos 81 anos. “Perdemos Udo recentemente, e ele é um verdadeiro espírito independente”, declarou.
“O Agente Secreto” foi o último trabalho do ator alemão.
Saiba mais sobre Adolpho Veloso
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com