Aeronave elétrica não faz barulho e pode decolar do quintal de casa
A previsão é que o modelo esteja à venda em 2018
Por: Redação Embarque - 29 de junho de 2016
Imagine uma aeronave que pode ser alimentada a partir de uma tomada de parede, decolar de sua casa e com motores elétricos tão silenciosos que seu vizinhos nem vão se incomodar. Parece filme de ficção científica , mas esse conceito está próximo de se tornar realidade.
A equipe da Lilium, empresa start-up alemã fundada por quatro graduados da Universidade de Munique: Daniel Wiegand, Patrick Nathen, Sebastian e Matthias Meiner, está desenvolvendo a ideia e a expectativa é que o modelo esteja à venda em 2018.
A aeronave de dois lugares tem formato oval e sobe e desce verticalmente, como um helicóptero. O modelo exigirá apenas uma área plana de 15 por 15 metros para decolar e pousar.
Os idealizados dizem que a aeronave poderá atingir uma velocidade máxima de até 500km/h. “Nosso objetivo é desenvolver uma aeronave para uso na vida cotidiana. Estamos criando um avião que não precisa da infraestrutura complexa e cara de um aeroporto”, relata a equipe em entrevista à CNN.
O modelo utiliza motores de ventilador de dutos, que segundo a equipe, o torna muito mais silencioso do que os helicópteros ou aviões particulares tradicionais. Além disso, vem com a bateria que pode ser utilizada em qualquer tomada convencional.
Mas a aeronave tem suas desvantagens. O modelo foi projetado apenas para decolar durante o dia e em boas condições meteorológicas no espaço aéreo.
Preço
Ainda não há nenhuma previsão de preço, mas de acordo com os idealizadores, a aeronave será acessível ao consumidor. “A longo prazo, o nosso objetivo é construir uma aeronave que não só super-ricos possam pagar. Queremos que o transporte aéreo privado seja possível para um número muito maior de pessoas”, finaliza.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com