Aeroporto de Dubai investe em novo sistema de controle de passaporte

A tecnologia consiste em um "túnel inteligente" que capta a íris do usuário e não há interação humana

13 de novembro de 2018

O Aeroporto Internacional de Dubai, nos Emirados Árabes, inaugurou em outubro um novo sistema de controle de passaporte, que tornará o terminal ainda mais eficiente.

De acordo com a imprensa local, a nova tecnologia foi instalada no Terminal 3, que atualmente serve apenas os voos da Emirates e, ocasionalmente, seu parceiro de baixo custo, a FlyDubai.

A tecnologia consiste em um “túnel inteligente”  que capta a íris do usuário. Após essa abordagem, o passageiro continua a andando e passapor uma “fronteira biométrica”, que faz  uma varredura em 3D  do rosto. O sistema verifica o modelo 3D com um banco de dados de reconhecimento facial. Todo o processo leva alguns minutos e não há interação humana ao longo da experiência.

Túnel inteligente em ação no Terminal 3 (Crédito: GDRFA)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Segundo o aeroporto, o uso de reconhecimento facial será uma ferramenta útil para barrar as pessoas que usam  passaportes falsos. Embora a tecnologia esteja disponível em Dubai, há um mercado claro para que esses portões sejam lançados em aeroportos em todo o mundo.

Sobre o aeroporto

Considerado um dos mais importantes e modernos do mundo,  o Aeroporto Internacional de Dubai possui uma localização estratégica, servindo como hub da companhia Emirates  e faz ligação com mais de 200 destinos em todos os continentes, incluindo o Brasil. Em 2017, foi considerado o 11º aeroporto mais movimentado do mundo, transportando 52,3 milhões de passageiros.

 

*Com agências internacionais

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários