Aeroporto Internacional de Orlando adota biometria facial da iProov
Programa desenvolvido em parceria com o U.S. Custom and Border Protection (CBP) visa aumentar a eficiência do serviço de imigração, reduzir o tempo de espera e melhorar a experiência do passageiro
Por: Redação Revista Embarque - 2 de junho de 2025

O Aeroporto Internacional de Orlando (MCO), em parceria com o U.S. Custom and Border Protection (CBP) – órgão que integra o serviço de Segurança Interna dos Estados Unidos –, está implementando um novo sistema para verificação da identidade dos norte-americanos que desembarcam no local: o Processamento Aprimorado de Passageiros (EPP), que utiliza tecnologia de comparação biométrica facial da iProov, empresa global especializada em verificação de identidade biométrica. A iniciativa é parte do plano estratégico do aeroporto de contar com a tecnologia para beneficiar milhões de passageiros.
A expectativa é aumentar a eficiência do serviço de imigração e aprimorar a experiência dos viajantes, contribuindo para uma jornada verdadeiramente mais tranquila. O novo processo permite que o CBP se concentre no viajante, reduzindo a carga de tarefas administrativas. O EPP utiliza biometria facial para verificar a identidade de cidadãos norte-americanos, comparando seus rostos com a imagem do passaporte, armazenada no banco de dados do CBP. Ao chegar aos EUA, o viajante terá sua foto capturada para verificar sua identidade e cidadania.
O processamento do viajante é totalmente automatizado e, uma vez confirmada a sua identidade, ele estará liberado para retirar a sua bagagem. Um agente do CBP entrará em contato com o viajante, se necessário. “A tecnologia está abrindo caminho para operações de passageiros mais eficientes”, afirma Lance Lyttle, CEO da Greater Orlando Aviation Authority (GOAA), responsável pela administração do Aeroporto Internacional de Orlando, ao destacar que o novo processo permite que o CBP se concentre no viajante, reduzindo a carga de tarefas administrativas.
“Programas inovadores como o EPP podem reduzir significativamente o tempo de processamento dos passageiros, sem comprometer a segurança.” O MCO registrou um aumento de mais de 800 mil chegadas internacionais em 2024 em comparação com 2023, muitas delas de cidadãos americanos que se beneficiariam deste programa. “Valorizamos profundamente nossa parceria com o CBP e agradecemos a eles por sua colaboração e apoio contínuos em nos ajudar a oferecer uma experiência mais tranquila e segura para nossos viajantes internacionais”, acrescenta Lyttle.
“Com base em nossos sólidos relacionamentos com as principais agências de fronteira e no sucesso comprovado de nossa triagem biométrica em trânsito, a iProov está entusiasmada em apoiar o Aeroporto Internacional de Orlando no EPP”, ressalta Andrew Bud, fundador e CEO da iProov. “Nossa triagem biométrica aumenta a capacidade de acelerar o processamento de chegadas internacionais, mantendo a confiança na identidade do indivíduo.” Como funciona?A participação no programa é voluntária. Viajantes que preferirem não usar o sistema de comparação facial podem optar pelo processo de triagem padrão, com um agente do CBP. O programa é gratuito e não exige inscrição prévia. O EPP será utilizado, inicialmente, em voos selecionados.
O Aeroporto Internacional de Orlando espera implementar o EPP integralmente até o verão (no hemisfério norte). A parceria de longa data da GOAA com o U.S. Custom and Border Protection (CBP) tem sido fundamental para o sucesso do MCO como uma porta de entrada internacional líder. Juntas, as organizações têm trabalhado para implementar soluções inovadoras que aumentam a segurança e, ao mesmo tempo, a eficiência no processamento dos viajantes. Essa colaboração reforça a missão do Aeroporto Internacional de Orlando de oferecer uma experiência de viagem de classe mundial.
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com