Mecânico de aeronave: Saiba mais sobre essa profissão que garante seu voo seguro

Estima-se que no Brasil têm 12.000 mecânicos de aeronave, segundo a Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves

Por: Viviane Barbosa, Redação Embarque - 4 de fevereiro de 2019

Mecânico de Pista - crédito: Shutterstock

Nas épocas de férias e agora com a chegada do Carnaval é comum o aumento dos voos e a movimentação nos aeroportos. Neste ano, o Carnaval será em março (4 a 6 ) e muita gente ainda não decidiu para onde vai viajar para aproveitar os dias de folia (ou de descanso).

Com a finalidade de mostrar quem são os profissionais da aviação que garantem o voo seguro, a Revista Embarque lançou a série: #EmbarqueAviaçãoSegura!

O objetivo é mostrar aos passageiros que usam o avião como meio de transporte quem são e o que fazem os profissionais da aviação nos aeroportos.

A Embarque elaborou vídeos (abaixo) que destacam essas profissões estratégicas e fundamentais, que diariamente garantem o voo seguro para milhões de passageiros no país.

Umas das profissões é o mecânico de pista, hangar e oficina, que é responsável pela inspeção das aeronaves.

Estima-se que no Brasil têm 12.000 mecânicos de aeronave, segundo a Associação Brasileira de Mecânicos de Manutenção de Aeronaves (ABMMA).

Esses profissionais, que são funcionários das empresas aéreas, trabalham de baixo de chuva e sol nos pátios/pistas dos aeroportos e desenvolvem as seguintes funções:

Manutenção preventiva tanto na chegada quanto na saída das aeronaves;
Verifica quando o avião pousa no aeroporto e vê se tudo está em ordem para que ele possa decolar em seguida com os passageiros;
Acompanha a chegada do avião e a aterrissagem no solo;
Analisa as luzes e os equipamentos de navegação, como: superfícies de comando e asas, identificando eventuais riscos e danos.
Faz a verificação visual de toda a asa da aeronave;
E também faz a vistoria da fuselagem externa e os sistemas hidráulico, elétrico e pneumático, para verificar se não tem vazamentos.

Denúncia
Segundo a ABMMA e a Federação Nacional dos Trabalhadores em Aviação Civil (FENTAC), algumas empresas aéreas brasileiras estão sobrecarregando os profissionais ‘orange cap’ (boné laranja, em inglês), ‘blue cap’ (boné azul) e o DOT (Despachante Operacional Terrestre), que atuam na pista acompanhando a colocação das bagagens e o serviço de rampa para fazer outras funções pertinentes aos mecânicos de pátio de hangar e oficinas.
Para as entidades, isso é um preocupante porque esses profissionais já estão assumindo responsabilidades a mais do que já têm e não possuem a qualificação técnica exigida para a função de mecânico. Há relatos também que o próprio piloto ou o copiloto estão fazendo essa inspeção.

Alerta
De acordo com as organizações, essa prática é grave porque pode acarretar consequências desastrosas e colocar em risco a vida e a integridade de milhões de passageiros que voam nos aviões das companhias.

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários