SITA completa 75 anos de inovação na indústria da aviação

A maior empresa de tecnologia do mundo foi fundada em 1949 por 11 companhias aéreas.

Por: Redação da Revista Embarque - 2 de março de 2024

A SITA, empresa mundial que fornece tecnologia para o transporte aéreo, completou 75 anos de inovação no setor da aviação.

Fundada em 1949 por 11 companhias aéreas pioneiras, a SITA  deu os primeiros passos para criar a maior rede de dados do mundo, que se estendia por 75% de comunicação para 52 companhias aéreas membros em 1957. Em 1966, a SITA lançou a primeira rede de trabalho do mundo a utilizar os princípios de comutação de pacotes, continuando a aproveitar os desenvolvimentos mais avançados em TI e telecomunicações – contribuindo mesmo para a criação da Internet em 1969, ao ativar a primeira rede distribuída nodal do mundo.

Ao longo das décadas, à medida que a SITA  desenvolveu a sua rede,  expandiu os seus conhecimentos para apoiar as companhias aéreas, os aeroportos e os governos no processamento de passageiros e bagagens, na gestão de fronteiras, na obtenção de eficiências digitais e na sustentabilidade das aeronaves, e muito mais.

Em 1984, a tempo de apoiar as necessidades das companhias aéreas, dos aeroportos e dos passageiros para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, a SITA introduziu o seu sistema Common Use Terminal Equipment (CUTE), que multiplicou por dez o número de companhias aéreas que um terminal doméstico dos EUA.

Em 2017, a SITA introduziu a sua inovadora tecnologia de gestão de identificação biométrica SITA Smart Path para viagens de passageiros sem problemas, apoiando a mudança dos aeroportos e das companhias aéreas para viagens digitais sem contacto durante a pandemia da COVID-19 e evoluindo para o futuro com identidades digitais universais.

Atualmente, a empresa está focada em desenvolver novas áreas de crescimento, como aeroportos regionais, vertiports, sustentabilidade, gestão de tráfego aéreo, viagens digitais e identidades, bem como nos setores marítimo e ferroviário.

(Visited 193 times, 2 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com