SITA divulga aplicativo que traz informações sobre testes e vacinas

A solução chamada de Health Protect já foi testada com passageiros que foram para os Emirados Árabes Unidos

Por: Redação Revista Embarque - 5 de fevereiro de 2021

A SITA, provedor de TI para a indústria de transporte aéreo, lança uma solução para ajudar companhias aéreas, aeroportos, governos e passageiros a compartilharem de maneira segura informações sobre exames de saúde de COVID-19 ou vacinas necessários durante a viagem aérea.

Trata-se do aplicativo Health Protect que permite que as companhias aéreas e passageiros possam enviar os documentos exigidos pelo governo de forma segura.  Segundo a SITA, o aplicativo tem a capacidade de integrar com vários sistemas de passes de viagem ou “passaportes de saúde”, preenchendo a lacuna necessária para os processos de aviação e fronteira.

“Fundamentalmente, ao incorporar o Processamento Avançado de Passageiros (APP, Advance Passenger Processing), permite às autoridades, no check-in, a tomar uma decisão se um passageiro pode viajar, melhorando a segurança de todos os passageiros e evitando custos com voos de retorno. Também oferecerá aos passageiros a certeza de que possuem os documentos corretos antes da partida, principalmente em um momento em que os protocolos de fronteiras mudam regularmente”, cita nota da empresa.

 

Testes
A SITA informa um pequeno grupo de passageiros que viajou da Alemanha e da Estônia para os Emirados Árabes Unidos testou a nova plataforma de dados de saúde e o aplicativo SimplyGo, ao vivo. Como parte do projeto de teste, o SimplyGo fez parceria com a SITA para uso do SITA Health Protect.

Durante o teste, os viajantes obtiveram um resultado negativo para COVID-19 por meio de seu aplicativo SimplyGo antes de viajar. Os dados foram então armazenados de forma segura na plataforma SimplyGo para serem acessados por companhias aéreas e oficiais de fronteira que autorizaram o embarque do avião e, eventualmente, a chegada ao país de destino, os Emirados Árabes Unidos.

“Ao adaptar o APP para atender às atuais demandas de saúde do COVID-19, o processamento de passageiros é mais rápido e a viagem se torna mais agradável, enquanto o aeroporto se beneficia de maior eficiência e segurança”, informa a SITA.

No aeroporto, o Health Protect também se integra aos sistemas existentes de processamento de passageiros do aeroporto para verificar o estado de saúde do passageiro em cada ponto do processo, usando a tecnologia de monitoramento de fluxo de passageiros sem toque, o SITA Flex.

A empresa anuncia que em breve  o aplicativo será testado no Aeroporto de Milão Malpensa.

Recuperação econômica

Para David Lavorel, CEO da SITA AIRPORTS & BORDERS (Aeroportos e Fronteiras), o SITA Health Protect ajudará a  preencher a lacuna entre as companhias aéreas que apostam na retomada das operações . “A recuperação do setor levará tempo e é complexa, mas acreditamos que a SITA pode desempenhar um papel fundamental ao permitir uma experiência de viagem mais segura e simples para os passageiros”, disse.

(Visited 145 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446