Tecnologia da SITA ajuda a recuperar itens perdidos nos aeroportos

A solução será apresentada em Paris, no evento Passenger Terminal Expo

9 de junho de 2022

A SITA, principal fornecedora de TI para o setor de transporte aéreo, firmou uma parceria exclusiva com a UKi Media & Events para rastrear e resgatar itens perdidos na Passenger Terminal Expo deste ano, a maior exposição aeroportuária do mundo, que acontecerá em Paris, de 15 a 17 de junho. (Foto: Motion Array)

Ao utilizar essa tecnologia, os participantes do evento poderão, por meio de seus dispositivos móveis, registrar quaisquer bens perdidos, que são automaticamente comparados e combinados com objetos encontrados, reduzindo drasticamente o tempo e o custo para recuperá-los. Anualmente, mais de 10.000 pessoas, de 130 países, visitam a exposição, resultando em centenas de itens pessoais sendo esquecidos ou perdidos.

Essa solução foi lançada em 2021 para resolver uma dor de cabeça dispendiosa para as companhias aéreas, de como devolver rapidamente aos donos seus objetos deixados para trás em aeronaves ou aeroportos. Todos os anos, os passageiros esquecem milhões de itens – incluindo telefones, carteiras e malas – em aviões e aeroportos, gerando para o setor um custo de milhões de dólares para devolução desses bens.

Os benefícios da solução já foram reconhecidos por empresas de segurança, aeroportos e organizadores de eventos, que enfrentam um desafio semelhante. Afinal, pode custar até US$ 95 dólares para gerenciar e devolver um item perdido, o que inclui registro, preenchimento de formulários, ligações para clientes, armazenamento e postagem. A utilização da solução WorldTracer®, da SITA, para achados e perdidos, reduz em 75% o custo para devolver os objetos. A tecnologia também acelera, expressivamente, o tempo necessário para encontrar e retornar os itens, com 60% desses bens entregues nas primeiras 48 horas.

“Como uma de nossas maiores exposições, temos milhares de pessoas circulando pela Passenger Terminal Expo todos os anos. E com um número tão grande de participantes, é inevitável que itens pessoais sejam deixados para trás ou extraviados. Gerenciar esse desafio é caro e demanda tempo. Com o apoio da SITA, sabemos que podemos agilizar o processo e focar na entrega de um grande evento”, comenta Tony Robinson, CEO e fundador da UKi Media & Events.

Usando visão computacional, processamento de linguagem natural e tradução automática, o WorldTracer® Lost and Found Property faz uma pesquisa em um banco de dados global de imagens e descrições para fazer correspondências entre itens encontrados com um relatório de itens perdidos. A solução usa reconhecimento de imagem para identificar detalhes, como marca, material e cor do objeto encontrado. Além disso, também reconhece palavras semelhantes na descrição para fazer uma correspondência precisa.

“Durante mais de 30 anos, as companhias aéreas utilizaram o WorldTracer para rastrear bagagens extraviadas. Agora, com a chegada de novas tecnologias, conseguimos expandir suas funções para a recuperação de bens perdidos para outros segmentos dos setores de viagem e turismo”, finaliza Drew Griffiths, Head da SITA para Aeroportos

(Visited 112 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com

Fone: (11) 96948-7446

Whatsapp: (11) 96948-7446