Volocopter realiza seu primeiro voo tripulado
Drone-helicóptero poderá ser uma alternativa para transporte individual
Por: Redação Embarque - 10 de maio de 2016
Depois de quase um ano sem novidades sobre o drone-helicóptero, o Volocopter finalmente teve a chance de mostrar do que é capaz em campo aberto.
Em seu primeiro voo tripulado, o Volocopter VC200 foi conduzido por Alexander Zosel, diretor da E-volo, empresa alemã criadora do projeto, em um aeródromo no sul da Alemanha.
“Foi um sentimento inexplicável decolar e voar os primeiros metros. Era como se eu estivesse no chão, mas ao olhar para baixo estava a 25 metros do solo”, descreve Zosel.
O “multicóptero”, que possui 18 hélices, ainda deve ser submetido a testes de segurança. As próximas provas serão para certificação, documento que libera a aeronave para a venda.
Na primeira etapa, o Volocopter realizará voos de baixa altitude a velocidade de 25 km/h. Em seguida, serão realizados voos de altitude média de até 50 km/h, enquanto a terceira fase irá validar o VC200 em altitudes mais elevadas e em velocidade máxima, de até 100 km/h.
A E-volo afirma que o Volocopter pode representar uma revolução na mobilidade urbana, pois poderá ser utilizado como transporte pessoal. Além disso, o aparelho não gera emissões de poluentes e é silencioso.
A data de lançamento e o preço do drone-helicóptero serão divulgados mais adiante, após a aprovação dos órgãos aeronáuticos.
Alexander Zosel durante voo em Volocopter – Foto: Divulgação
Redação Revista Embarque
Email: embarque@revistaembarque.com