Conheça os 10 hábitos comuns que estragam os dentes

Comer frutas secas ou beber muito chá são alguns dos vilões da saúde dentária

Por: Redação Embarque - 5 de maio de 2016

Divulgação

Tratamentos estéticos e escovação certa contribuem para sorrisos saudáveis. Porém, maus hábitos podem destruir os dentes, acabando com a busca por uma boca perfeita.

A dentista inglesa, Tariq Idrees, destaca os 10 erros comuns que prejudicam a saúde da boca. Confira a seguir:

Mastigar os cubos de gelo das bebidas:

Algumas fraturas microscópicas nos dentes são causadas pelas baixas temperaturas. Elas podem aumentar de tamanho e causar problemas maiores na arcada dentária com o passar do tempo.

Comer frutas secas:

Além de grudarem nos dentes, esses alimentos são altamente ácidos, podendo desgastá-los.

Bochechar com vinho:

Por ser feito a base de uva, uma fruta ácida, o vinho compromete a saúde dentária tanto quanto as frutas secas.

Água quente com limão, chá e café:

Essas bebidas causam manchas na arcada dentária, principalmente pelas substâncias que as compõem, como o tanino, no caso do chá, e a cafeína do café. Além disso, a combinação entre limão e água provoca graves erosões nos dentes.

Natação:

Os produtos químicos colocados em piscinas, como o cloro, também podem gerar erosão dentária.

Escovas de cerdas duras:

O material que as compõem pode irritar a gengiva e deixar os dentes mais sensíveis, principalmente nas pessoas idosas, em que as raízes estão mais expostas à sensibilidade.

Escovação demais:

Escovar os dentes duas vezes por dia já garante uma higienização correta da boca. Mas, atenção, de acordo com a dentista inglesa, escová-los em menos de 30 minutos depois de uma refeição pode causar danos na arcada dentária.

Comer frutas em excesso:

Além de serem ácidas, as frutas possuem açúcar, substância usada como alimento pelas bactérias. Para minimizar os danos, o ideal é consumir esses alimentos em sessões, beber água e comer queijo, iguaria com qualidades neutralizantes que ajudam a reduzir o efeito negativo.

Piercings na língua e nos lábios:

É necessário evitar a perfuração desses materiais na boca, pois eles podem lascar os dentes por acidente durante uma refeição.

Usar os dentes como ferramentas:

Abrir garrafas, rasgar etiquetas de peças de roupas, abrir embalagens e outros usos inadequados da  arcada dentária podem traumatizar os dentes e causar fraturas.

 

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários