Fuja da insônia: saiba quais alimentos ajudam, e atrapalham, na hora do sono

Confira algumas curiosidades e dicas que podem ajudar a ter uma boa noite de descanso

29 de junho de 2016

A insônia afeta uma a cada três pessoas em algum momento da vida. A dificuldade para adormecer ou para manter o sono  acontece por conta de vários fatores, como estresse, preocupações e alimentação.

Confira a seguir algumas curiosidades e dicas sobre alimentos que podem ajudar a ter uma boa noite de sono.

Carboidratos x proteínas

Consumir carboidratos e proteínas podem ajudar a dormir bem.  Isso acontece por conta do triptófano, um aminoácido que é o precursor de serotonina e da melatonina, induzem sono no cérebro.

O triptófano está presente em pequenas quantidades em quase todos os alimentos proteicos e em quantidades mais altas em iogurte, leite, aveia, banana, tâmaras, frango, ovo e milho.

 

O cereal é rico em triptofano

O cereal é rico em triptofano

Bebidas do sono

Chá de ervas
O chá de camomila é conhecido como um bom remédio para dormir. Pesquisas apontam que ele aumenta o nível de glicina, um relaxante muscular natural. A bebida aumenta os níveis de ácido gama-aminobutírico (GABA) no cérebro, uma substância que ajuda a regular as células nervosas e diminui a ansiedade.

Chá de camomila tem o poder de acalmar

Chá de camomila tem o poder de acalmar

 Leite morno
O leite contém melatonina, um hormônio que ajuda a criar o desejo de permanecer dormindo.

Chocolate quente pode esquentar e ser reconfortante, mas a cafeína pode espantar o sono

Chocolate quente

A bebida é reconfortante e, em alguns lugares, é tomado tradicionalmente antes de dormir. Mas o chocolate quente contém cafeína, que é um estimulante, ainda que as quantidades variem dependendo da marca.

Chocolate quente pode esquentar e ser reconfortante, mas a cafeína pode espantar o sono

Chocolate quente pode esquentar e ser reconfortante, mas a cafeína pode espantar o sono

 Água

Se você acorda de madrugada para beber água, tente beber cerca de 2 litros por dia para se manter hidratado. Com isso, você dormirá melhor.

ÁGUA1

 

Comidas e bebidas que tiram o sono

Café
A cafeína pode interferir no processo de dormir ou evitar o sono profundo. Todos temos níveis diferentes de tolerância à cafeína, mas se você está sentindo dificuldade para dormir, evite tomar café à noite. Segundo um estudo, tomar um expresso duplo três horas antes de deitar atrasa a produção de melatonina em cerca de 40 minutos.

 café principal_17491_42092

Açúcar
Uma dieta rica em açúcar não é boa para dormir. Há poucos estudos sobre os efeitos do açúcar na qualidade do sono, mas, consumir muitos alimentos ou bebidas açucaradas antes de dormir, provavelmente haverá uma entrada de energia que prejudicará a hora do descanso.

Açúcar pode atrapalhar o sono

Açúcar pode atrapalhar o sono

Álcool
O álcool perturba os padrões e ciclos que ocorrem enquanto dormimos. Ao longo de uma boa noite de sono, a pessoa normalmente tem entre seis e sete ciclos MOR. Após uma noite de bebidas, terá somente uma ou duas.

 jovem-alcool-bebida-20132901-original9

Pimenta

A comida apimentada provoca indigestão e aumento da temperatura do corpo e que a combinação de ambas prejudicam o sono. Mas curiosamente, banhos quentes podem ajudar a dormir, pois a temperatura do corpo cai rapidamente depois deles.

2013_669114447-2013120314814.jpg_20131203

Tenha rotina
Dormir é uma rotina, logo ter padrões regulares de alimentação fará com que seja mais fácil descansar durante a noite. Jantar quatro horas antes de se deitar e estabelecer um ritual de tomar chá de ervas antes de ir dormir pode ser uma boa pedida.

size_810_16_9_bebe-dormindo

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários