GOL e Boeing divulgam aeronave temática na cor verde

Em outubro, a aérea irá comemorar os 10 anos do primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil

Por: Redação da Revista Embarque - 19 de setembro de 2023

A GOL Linas Aéreas apresentou na segunda-feira (18), em evento no Aerotech, em Confins (CNF), sua mais nova aeronave temática, #MeuVooCompensa, com o objetivo de materializar suas iniciativas de cunho ambiental e lançar novas frentes ligadas à sustentabilidade.

Pela primeira vez, o laranja, o cinza e o branco vistos nos aviões tradicionais da GOL dão espaço à cor verde quase total, nesta nova aeronave temática, cuja personalização tem o apoio da fabricante norte-americana Boeing.

Essa campanha #MeuVooCompensa existe há mais tempo: nasceu em junho de 2021, de uma parceria entre a GOL e a climatech Moss, disponibilizando de forma pioneira na América Latina, aos Clientes, a possibilidade de eles compensarem voluntariamente a sua pegada de carbono individual deixada por cada viagens. A GOL acredita que tem uma responsabilidade também educacional com a sociedade, por se tratar de um tema ainda muito novo, e por isso segue firme no propósito de evoluir cada vez mais nesse projeto.

Em 2 anos e 2 meses do lançamento do projeto #MeuVooCompensa (junho de 2021 a agosto de 2023) foram compensadas 15,4 mil toneladas de CO2 de maneira voluntária pelos Clientes, nas rotas carbono neutro da GOL (Recife-Fernando de Noronha e Congonhas-Bonito) e em ações pontuais de compensação. Esse montante equivale a 3.856 hectares de floresta nativa conservados por um ano, ou a 2.217.562 árvores preservadas por um ano, ou ainda à manutenção de 4.674 campos de futebol FIFA de natureza nativa.


Fotos: Nereu Jr. / Divulgação GOL)

Pintura sustentável

A aeronave temática #MeuVooCompensa, de prefixo PR-XMR, foi pintada manualmente pela equipe do Aerotech, o centro de manutenção de aviões da GOL, localizado no aeroporto de Belo Horizonte/Confins (CNF), com base em conceito desenvolvido pelo Marketing da Companhia. Uma arte que demandou 9 dias para a pintura externa e para a adesivagem das bandejas e dos bins, na cabine. No total, 44 colaboradores das áreas de Pintura, Engenharia de Estruturas e Oficina de Comunicação Visual se envolveram no trabalho.

Mais sustentável, leve e duradoura do que uma adesivagem, a pintura externa empresta longevidade ao MAX verde: tem permanência média 10 anos, permitindo que nesse período ele se desloque por entre a grande maioria das bases nacionais e internacionais da GOL, uma vez que possui configuração compatível com voos para o exterior.

O voo inaugural com a aeronave temática, G3 1965, acontecerá no início da noite desta segunda-feira (18). A partida será às 19h15, em Confins, rumo ao aeroporto de São Paulo/Congonhas, com previsão de pouso às 20h35. Tanto no evento no Aerotech quanto no serviço de bordo do voo inicial, a GOL contou com a parceria da Fazenda Futuro, foodtech e lifestyle brand voltada para a produção de carne à base de plantas.

Fotos: Nereu Jr. / Divulgação GOL)

Responsabilidade compartilhada

A GOL possui 39 aeronaves Boeing 737 MAX 8 no Brasil, todas em operação, com previsão de chegar a 75 – metade da sua frota – até o final de 2025. Desde 2019, a GOL já ultrapassou 240.000 horas de voo com as aeronaves MAX, propiciando a economia de 115,2 milhões de litros de combustível de aviação e a redução de 364,032 mil toneladas na emissão de GEEs.

O mais importante desafio, hoje, é a construção de um marco regulatório no Brasil que permita a produção de SAF. As políticas públicas é que serão as impulsionadoras dessa produção, sem gerar distorções mercadológicas, garantindo previsibilidade e estabilidade de mercado para os produtores, assim como uma proteção ao consumidor final de não pagar qualquer preço pelo biocombustível.

No próximo mês de outubro, a GOL irá comemorar os 10 anos do primeiro voo comercial movido a biocombustível no Brasil, realizado de forma pioneira pela Companhia em 23/10/2013 na rota São Paulo-Brasília. Ao todo, a empresa já operou mais de 360 voos com bioquerosene.


Executivos da GOL  – Fotos: Nereu Jr. / Divulgação GOL)

Fotos: Nereu Jr. / Divulgação GOL)

(Visited 148 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com