Mais um ano de Progresso

A história dos 28 anos do maior Aeroporto do Brasil e da América Latina é o destaque da Capa da Revista Aérea edição 2. O aniversário é marcado por grandes histórias. O

23 de janeiro de 2013

A história dos 28 anos do maior Aeroporto do Brasil e da América Latina é o destaque da Capa da Revista Aérea edição 2. O aniversário é marcado por grandes histórias. O debate para construí-lo foi idealizado na década de 70. Na época, o governo brasileiro propôs aliar os interesses das aviações comercial e militar e decidiu construir o Aeroporto compartilhado com a Base Aérea de São Paulo – que foi criada em 1941 com a finalidade de defender o Estado de São Paulo, considerado o maior centro industrial do País, da turbulência que o mundo vivia com a II Guerra Mundial.

Uma grande aérea do Aeroporto veio da Fazenda Cumbica, doada em 1940 pelas famílias Samuel Ribeiro e Guinle para a então criação da Base Aérea. Após negociações,decidiu-se que o melhor lugar para a construção era em Cumbica. Em 20 de janeiro de 1985, o Aeroporto Internacional Andre Franco Montoro foi fundado.

Passados 28 anos, o gigantesco complexo aeroportuário registra números que o consagram como o maior do Brasil e um dos mais importantes do mundo: 345 milhões de passageiros embarcaram e desembarcam nos atuais dois terminais, foram realizadas 4,1 milhões de operações de pousos e decolagens que transportaram cerca de 9,1 milhões de toneladas de cargas.

Hoje, o Aeroporto vive uma nova fase. Pelo novo regime de concessão dos aeroportos brasileiros, realizado pelo governo da presidenta Dilma, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) passará a administração do complexo para a Concessionária GRU Airport, vencedora do Leilão do governo federal, realizado em 2012.

O GRU Airport comandará 51% do capital do Aeroporto e a Infraero ficará com 49%. A concessão terá vigência de 20 anos. A GRU anunciou investimentos da ordem de R$ 6 bilhões, sendo R$3 bi, até a Copa do Mundo de 2014. A estimativa é que o Aeroporto atenda até 2032, 60 milhões de passageiros/ano.

Boa Leitura!

Direção da Assinfra-GRU

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912