“Modo avião” durante voo é liberado em três companhias aéreas

Gol, TAM e Avianca oferecerão a comodidade aos passageiros

15 de abril de 2016

Os passageiros que embarcarem pela TAM, Avianca e Gol agora poderão usar seus celulares tranquilamente durante o voo. Recentemente, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), permitiu as três companhias o uso do aparelho no “modo avião”. A Azul está em fase para conseguir a autorização completa, já que atualmente só possui a função em voo cruzeiro.
O dilema dos passageiros e das companhias aéreas para usar o dispositivo eletrônico durante o voo é uma demanda antiga. Porém, as empresas encontravam dificuldades para assegurar que o uso desses equipamentos não causasse interferências nos sistemas de comunicação e navegação das aeronaves.

Agora, os celulares em “modo avião” bloqueiam a transmissão de sinais, wi-fi e bluetooth, evitando distorções nos sistemas dos aviões. Além disso, é necessário ficar atento aos avisos de segurança dos comissários de bordo, pois eles darão as instruções detalhadas do tipo de operação de cada empresa. “Todos os comandos fornecidos por eles devem ser seguidos para garantir a segurança dos passageiros”, afirma a direção da Gol.

Confira a seguir alguns detalhes operacionais de cada companhia.

Gol

Os equipamentos eletrônicos portáteis (PED) liberados para utilização são tablets, e-readers, smartphones, players de música e videogames. As ligações podem ser feitas antes da decolagem e após o pouso. Durante a movimentação da aeronave em solo, pouso e decolagem, os aparelhos devem estar junto ao corpo, sempre evitando que o portátil bloqueie de alguma forma a saída de emergência ou o corredor.

Durante uma turbulência severa, colisões ou evacuações de emergência, equipamentos grandes, como notebooks e DVD players portáteis, apresentam risco de ferimentos devido ao seu tamanho e peso. Por isso, os aparelhos devem ficar dentro de uma mochila em baixo do banco.

Após a finalização do embarque e na iminência do fechamento de portas, os comissários circularão pela cabine de passageiros verificando visualmente se as instruções foram seguidas.

Avianca

Durante pousos ou decolagens, os cabos de alimentação e fones de ouvido dos aparelhos não poderão estar conectados nas tomadas ou entradas USB das poltronas. Essa medida visa à segurança das saídas de emergência, deixando-as livres.

Além disso, dispositivos maiores, assim como na Gol, deverão ficar armazenados na bagageiros superiores ou nos bolsões dos assentos à frente. A Avianca Brasil informou que o uso dos equipamentos nesta modalidade será liberado gradualmente durante o mês de abril, em todos os 41 aviões da sua frota.

TAM

A novidade é válida para todos os voos nacionais da companhia até o fim de janeiro de 2016 e ao longo do primeiro trimestre do mesmo ano nas rotas internacionais.

O diretor sênior da TAM, Eduardo Costa, destaca a importância dessa novidade. “Atualmente 98% dos nossos passageiros viajam com seu smartphone, tablet ou laptop e estão cada dia mais conectados. Permitir que esses clientes mantenham seus dispositivos ligados durante embarque, voo e desembarque só aprimora a experiência que queremos oferecer: agradável, personalizada e totalmente controlada por eles”, confirma.

Além disso, o passageiro que voa pelo Brasil e América do Sul poderá começar a desfrutar da programação de entretenimento de bordo da TAM, o TAM Entertainment, no dispositivo móvel.

O programa possui mais de 50 filmes e 42 episódios de séries e está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store ou Google Play, sendo adquirido antes do voo.

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários