Dilma conhecerá Novo Terminal de Passageiros do GRU Airport

12 de maio de 2014

O novo complexo entrou em funcionamento no dia (11). Cerca de 250 mil pessoas serão atendidas por mês

Os passageiros de um voo vindo da Alemanha foram os primeiros a conhecer no domingo (11) o terceiro terminal do aeroporto internacional de Guarulhos (SP), que deve receber 250 mil viajantes por mês e descongestionar o transporte aéreo no Terminal 2 às vésperas da Copa do Mundo. A Revista Embarque acompanhou a apresentação do novo Terminal, no dia 10. Segundo informações da Concessionária que administra o Aeroporto, a presidenta Dilma Rousssef conhecerá o novo Terminal antes da Copa. O Ministro da Aviação Civil, Moreira Franco, visitará o TPS 3 nesta semana.

O novo terminal entrou em operação na madrugada deste domingo e atenderá exclusivamente aos voos internacionais, inicialmente procedentes ou com destino à Europa, informaram hoje os administradores do aeroporto com maior movimento do Brasil.

Apesar de que a maioria dos voos internacionais só será transferida ao terceiro terminal depois do Mundial, as instalações atenderão a grande parte dos turistas europeus que desembarcarão no Brasil em junho e julho para assistir ao evento.

A estação servirá inicialmente como base de operações de três companhias aéreas europeias, incluindo a alemã Lufthansa, que estreou o espaço e, até o Mundial, oito companhias desse continente já poderão operar nas novas instalações.

De acordo com os administradores do aeroporto da maior cidade brasileira, o terceiro terminal operará com toda sua capacidade a partir de setembro próximo, quando será responsável por 80% dos voos internacionais que têm São Paulo como destino ou origem e base para 25 companhias aéreas.

A nova estação, com 192 mil metros quadrados e uma das mais modernas do país, tem elevadores panorâmicos, esteiras rolantes, paredes de vidro que aproveitam a luz natural, sistemas de reutilização de água da chuva e câmeras de segurança com capacidade de identificar rostos.

Nos postos de controle, os sistemas de leitura de passaportes é eletrônico, o que agiliza as filas e aumenta a segurança.

O novo terminal, maior que os outros dois, visa a descongestionar um aeroporto pelo qual no ano passado passaram 36 milhões de passageiros, número 50% acima de sua capacidade.

Desde 2012, o aeroporto de Cumbica, situado em Guarulhos, um dos municípios da região metropolitana de São Paulo, administrado pelo consórcio formado pela Invepar e a operadora sul-africana Airports Company South Africa.

Outros terminais

Em outubro deste ano, a Concessionária inicia o projeto de modernização (retrofit) dos Terminais 1 e 2, em linha com a estrutura adotada no TPS3.

A obra deve durar cerca de 18 meses, com prazo de entrega para o primeiro semestre de 2016, e proporcionará mais conforto aos passageiros dos antigos terminais.

O plano diretor do aeroporto prevê, ainda, uma série de obras para os próximos 10 anos, como novos edifícios-garagens e investimentos em desenvolvimento imobiliário, com a construção de torres empresariais, hotéis, centro de convenções, entre outros empreendimentos.

Com agência EFE e foto de Nayara Striani da Revista Embarque

Redação Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com
Email: jornalismo@midiaconsulte.com.br

Fone: (11) 3101-1912

Comentários