Saiba quais são os sete efeitos que o café causa no organismo

Estudo revela os impactos da bebida no coração e no cérebro

Por: Redação Embarque - 14 de abril de 2016

Divulgação

Em situações cotidianas o café está sempre presente, seja nas reuniões de trabalho, no pós-almoço ou no café da manhã. A bebida, uma das mais consumidas do país, se tornou além de um prazer gastronômico, uma espécie de remédio que é ingerido quase sempre quando se está com sono, estressado ou com ressaca.

Alguns dos efeitos da bebida sobre o nosso corpo foram comprovados pela Universidade de Bristol, na Inglaterra, e outras importantes instituições nos Estados Unidos e Israel, Confira a seguir os sete efeitos do café analisados pelos pesquisadores.

1. Café não deixa você mais alerta
Segundo os cientistas, se a bebida se torna-se um hábito, o corpo se torna tolerante à cafeína e seu efeito não é mais sentido. Apesar do sentimento de energia sentido pelos apreciadores de café, os pesquisadores afirmam que essa sensação é apenas reflexo dos sintomas de abstinência da cafeína.

2. Café favorece a performance feminina. Mas prejudica a masculina
Outro estudo da Universidade de Bristol analisou a memória de homens e mulheres após ingerir café. O resultado mostrou que as mulheres, munidas de cafeína, lidam melhor com situações estressantes e trabalham melhor em grupo. Já nos homens, a bebida ajuda a diminuir a velocidade de raciocínio e aumenta a agressividade.

3. Café faz os seios diminuírem de tamanho

Segundo os pesquisadores, ingerir grandes quantidades de cafeína mexe com os níveis de estrogênio da mulher, fazendo com o que os seios diminuam significativamente de tamanho. Sobre os homens o efeito também é comprovado: a bebida pode aumentar os níveis de testosterona, o que causa o aumento da região mamária.

4. Café faz você ter alucinações
O estudo da Universidade de Durham, no Reino Unido ouviu pessoas que ingeriram mais de sete copinhos de café em um dia e afirmaram que tiveram alucinações. Para os cientistas, as alucinações são causadas pelo aumento nos níveis de cortisol, o hormônio do estresse.

5. Café previne o mau hálito

Uma pesquisa israelense, da Universidade de Tel Aviv, descobriu que certos elementos na composição do café bloqueiam o desenvolvimento das bactérias responsáveis pelo mau hálito.

6. Café faz bem para o coração
Estudos das universidades de Washington e Harvard, nos EUA, dizem que quem bebe apenas uma xícara por dia ou menos do que isso tem quatro vezes mais chances de ter um infarto – em geral, na primeira hora após o consumo da bebida. Esse resultado condiz com outra pesquisa norte-americana, apresentado na 50ª Conferência Anual da Associação Americana do Coração, em 2010, que aponta um risco de 18% menor de problemas cardíacos em quem toma quatro ou mais xícaras de café por dia.

7. Café facilita a sua vida na academia
A bebida, além de dar uma energia extra no treino, diminui a dor causada pelos exercícios físicos e facilita a busca pelo corpão perfeito, de acordo com a Universidade de Illinois, nos EUA. Segundo os pesquisadores, a cafeína age diretamente sobre partes do cérebro e da medula espinhal envolvidas no processamento da dor.

(Visited 589 times, 1 visits today)

Redação Revista Embarque

Email: embarque@revistaembarque.com